SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: RPERCUSSÕES DA PANDEMIA NO DESENVOLVIMENTO DO PIBID NA UFLA

Título alternativo: REPERCUSSIONS OF THE PANDEMIC ON THE DEVELOPMENT OF PIBID IN UFLA

Autoria de: Rodrigo Carlos Martins

Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Primeiro membro da banca: Kleber Tüxen Carneiro Azevedo

Segundo membro da banca: Fabio Pinto Golçalves dos Reis

Palavras-chaves: PIBID, Pandemia, Ensino remoto emergencial, Covid-19, Educação

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 09/03/2023

Data da publicação: 09/03/2023

Referência: Martins, R. C. RPERCUSSÕES DA PANDEMIA NO DESENVOLVIMENTO DO PIBID NA UFLA. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho visou demonstrar as repercussões da pandemia no desenvolvimento do PIBID na UFLA e com isso descrever os principais pontos em comum encontrados em relatórios de experiências dos pibidianos presente no subprojeto de Educação Física na UFLA relacionados a atuação na escola e os principais desafios que encontraram durante o programa no modelo de ensino remoto emergencial. Este estudo trata-se de uma pesquisa documental. Foi desenvolvido um quadro teórico apresentando os temas que fornecem um aporte teórico sobre a pandemia, ensino remoto e o PIBID. Para coleta de dados foram buscados os relatórios de experiências que os pibidianos entregaram para seus coordenadores ao fim do programa do edital N????????????????032020. Para realizar a análise dos dados, utilizou-se como inspiração o método investigativo do gesto arquivístico em consonância com a atitude crítica. Os resultados encontrados mostram que os pibidianos conseguiram se apropriar do conhecimento fornecido pelo programa mesmo com a mudança repentina do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, além disso, os relatórios mostraram a eficácia que as tecnologias tem quando usadas como recurso pedagógico. Espera-se que tal estudo possa contribuir para estudar mais afundo o fenômeno atual que é a pandemia e como o PIBID se adaptou.

Abstract: This work aimed to demonstrate the repercussions of the pandemic on the development of PIBID at UFLA and thereby describe the main points in common found in reports of experiences of pibidians present in the Physical Education subproject at UFLA related to performance at school and the main challenges they faced during the program in the emergency remote teaching model. This study is a documentary research. A theoretical framework was developed presenting the themes that provide a theoretical contribution on the pandemic, remote teaching and PIBID. For data collection, the reports of experiences that the pibidians delivered to their coordinators at the end of the public notice program N????????????????032020 were sought. To carry out the data analysis, the investigative method of the archival gesture was used as inspiration in line with the critical attitude. The results found show that the pibidians were able to appropriate the knowledge provided by the program even with the sudden change from face-to-face teaching to emergency remote teaching, in addition, the report found the effectiveness that technologies have when used as a pedagogical resource. It is hoped that such a study can contribute to a deeper study of the current phenomenon that is the pandemic and how PIBID adapts.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201911112

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rodrigo Carlos Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo