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Título: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL E GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE PSICOMOTRICIDADE EM PEDAGOGAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE LAVRAS-MG

Título alternativo: PROFILE IDENTIFICATION AND DEGREE OF KNOWLEDGE ABOUT PSYCHOMOTRICITY IN PEDAGOGUES WHO WORK IN CHILDHOOD EDUCATION IN THE CITY OF LAVRAS-MG

Autoria de: Moises Silvestre de Azevedo Martins

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Presidente da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Eryclis Eduardo Miguel Nunes

Palavras-chaves: Educação Física, Normal superior, Magistério, Aprendizagem, BNCC.

Data da defesa: 23/01/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 24/01/2023

Data da publicação: 24/01/2023

Referência: Martins, M. S. d. A. IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL E GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE PSICOMOTRICIDADE EM PEDAGOGAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE LAVRAS-MG. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Pensando em um caráter de habilidades motoras, a primeira infância é a principal fase do ser humano, pois as habilidades motoras aprendidas executadas na primeira infância iram influenciar em todo processo motor até a vida adulta. Na atual realidade do Brasil não se tem obrigatoriedade de profissionais de Educação Física para os alunos do ensino infantil, nem um componente curricular especifico do tema para tal profissional na BNCC. Todo trabalho psicomotor fica a cargo da professora atuante na educação infantil. O objetivo do presente trabalho é identificar o perfil de formação e o grau de conhecimento sobre psicomotricidade das professoras(e) atuantes na educação infantil da cidade de Lavras-MG. Foi realizada uma pesquisa descritiva com caráter quanti-qualitativo. Amostra era composta por 360 professoras selecionadas em 29 escolas de Lavras- MG, onde dessas 360 professoras, 225 responderam ao questionário. Foi desenvolvido um questionário semiestruturado e semiaberto, composto por treze perguntas sendo 8 perguntas abertas e 5 fechadas. As perguntas tinham por objetivo caracterizar os profissionais quanto a idade, formação, atuação, e identificar seus conhecimentos sobre psicomotricidade e a importância da aplicação da mesma pelo pedagogo e profissional de Educação Física na educação infantil. Os dados foram apresentados por estatística descritiva e porcentagem. As questões abertas foram interpretadas e reclassificada em valores numéricos para apresentação por porcentagem. A maior parte das professoras(e) tem formação em Pedagogia (30) e magistério (28) e atuam com crianças bem pequenas (50). As principais formações complementares relatadas foram educação especial e inclusiva e psicopedagogia. 87,1 relataram que em sua formação tiveram disciplinas relacionadas a psicomotricidade e 95,6 desenvolvem atividades psicomotoras com seus alunos. 49,8 relataram ter um professor(a) de Educação Física contratado para atuar na educação infantil, 96 das professoras reconhecem a importância do professor(a) de educação física na educação infantil e quando questionados sobre o grau de importância de 0 a 10, 90 classificaram como 10. As principais atividades psicomotoras desenvolvidas pelas professoras(e) foram atividades manuais, brincadeiras, coordenação motora. Sobre as dificuldades em trabalhar psicomotricidade na educação infantil os principais relatos foram dificuldades de permanência e concentração e falta de materiais e espaços. Podemos concluir que a psicomotricidade tem seu papel de importância no desenvolvimento dos alunos, porem ela não é o foco central, ou seja, ela está entremeada na prática das atividades propostas pelos professores. Quando se trata do profissional de Educação Física as(o) professoras(e) reconhecem sua importância e seu papel na educação infantil, porem CMEIs, não são obrigados a contratar tais profissionais, deixando todo trabalho psicomotor a cargo das(o) professoras(e) generalistas.

Abstract: Thinking about a character of motor skills, early childhood is the main phase of the human being, as the motor skills learnedperformed in early childhood will influence the entire motor process until adulthood. In the current reality in Brazil, there is no requirement for Physical Education professionals for kindergarten students, nor a specific curricular component on the subject for such a professional at the BNCC. All psychomotor work is the responsibility of the teacher working in early childhood education. The aim of this work is to identify the training profile and the degree of knowledge about psychomotricity of the teachers(e) working in early childhood education in the city of Lavras-MG. A descriptive research with a quantitative and qualitative character was carried out. The sample consisted of 360 teachers selected from 29 schools in Lavras-MG, where of these 360 teachers, 225 answered the questionnaire. A semi-structured and semi-open questionnaire was developed, consisting of thirteen questions, 8 opens questions and 5 closed questions. The questions were aimed at characterizing the professionals in terms of age, training, performance, and identifying their knowledge about psychomotricity and the importance of its application by the pedagogue and Physical Education professional in early childhood education. Data were presented by descriptive statistics and percentage. Open questions were interpreted and reclassified into numerical values for presentation by percentage. Most teachers(e) have training in Pedagogy (30) and teaching (28) and work with very young children (50). The main complementary training reported were special and inclusive education and psychopedagogy. 87.1 reported that in their education they had disciplines related to psychomotricity and 95.6 develop psychomotor activities with their students. 49.8 reported having a Physical Education teacher hired to work in early childhood education, 96 of the teachers recognize the importance of the physical education teacher in early childhood education and when asked about the degree of importance from 0 to 10, 90 classified it as 10. The main psychomotor activities developed by the teachers(e) were manual activities, games, motor coordination. About the difficulties in working with psychomotricity in early childhood education, the main reports were difficulties with permanence and concentration and lack of materials and spaces. We can conclude that psychomotricity has an important role in the development of students, but it is not the central focus, that is, it is interspersed in the practice of activities proposed by teachers. When it comes to the Physical Education professional, the teachers recognize their importance and their role in early childhood education, however CMEIs are not obliged to hire such professionals, leaving all the psychomotor work in charge of the teachers generalists.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222202210904

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Moises Silvestre de Azevedo Martins e Universidade Federal de Lavras

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