SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: INCLUSÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES CARENTES ATRAVÉS DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA.

Título alternativo: SOCIAL INCLUSION OF UNDERPRIVILEGED COMMUNITIES THROUGH MARTIAL ARTS STRUGGLES A BIBLIOGRAPHIC REVIEW.

Autoria de: Michelle Marcolino Mauricio

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Primeiro membro da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Palavras-chaves: lutas, artes márcias, inclusão, esporte, carentes

Data da defesa: 18/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Mauricio, M. M. INCLUSÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES CARENTES ATRAVÉS DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA.. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este estudo aborda o tema da inclusão social por meio das lutas e artes marciais em comunidades carentes. A pesquisa se concentra em analisar os aspectos psicológicos e sociais envolvidos na prática dessa modalidade, bem como revisar programas e projetos existentes que utilizam as lutas e artes marciais como ferramentas de inclusão social. Serão também examinados aspectos como a construção da identidade, a superação de adversidades e a formação de vínculos comunitários por meio das lutas e artes marciais. A revisão da literatura destacou estudos que demonstraram os impactos positivos dessas práticas na promoção de habilidades sociais, autoconfiança, resiliência, disciplina, saúde e outros aspectos psicológicos e físicos benéficos. Além disso, foram apresentados exemplos de programas e projetos de inclusão social que utilizam as lutas e artes marciais como ferramentas de transformação em comunidades carentes. Essas iniciativas foram analisadas em termos de suas abordagens e mostra os resultados alcançados.

Abstract: This study addresses the theme of social inclusion through combat sports and martial arts in disadvantaged communities. The research focuses on analyzing the psychological and social aspects involved in the practice of this discipline, as well as reviewing existing programs and projects that use combat sports and martial arts as tools for social inclusion. Furthermore, aspects such as identity construction, overcoming adversity, and community bonding through combat sports and martial arts will be examined. The literature review highlighted studies that demonstrated the positive impacts of these practices in promoting social skills, self-confidence, resilience, discipline, health, and other beneficial psychological and physical aspects. Additionally, examples of social inclusion programs and projects that utilize combat sports and martial arts as transformational tools in disadvantaged communities were presented. These initiatives were analyzed in terms of their approaches and the results achieved.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20231201720123

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Michelle Marcolino Mauricio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo