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Título: O ensino da Educação Física em período pandêmico de COVID-19 uma revisão bibliográfica

Autoria de: Pedro Henrique Abrahao Dias

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Maria Rachel Vitorino

Palavras-chaves: Pandemia, ensino, meios tecnológicos, redimensionamento, desigualdades sociais

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Dias, P. H. A. O ensino da Educação Física em período pandêmico de COVID-19 uma revisão bibliográfica. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Objetiva-se, nesse estudo, discorrer e apresentar como se deu o ensino da Educação Física em período pandêmico de SARS-CoV-2, tendo em vista as mudanças repentinas de estruturação político-social perante as necessidades de readequação da vida em sociedade. A contextualização histórica pré-pandêmica traz consigo o entendimento dos motivos os quais levaram tamanha dificuldade na organização e reestruturação de setores como a saúde e a educação, as quais se destacaram diante os fatos nesse período. Com o golpe sofrido à democracia e à presidência do país em 2016, a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional n?55 congelou gastos para investimentos em diversas áreas pelo período de 20 anos, o que ocasionou revoltas e manifestações populares por todo o território brasileiro. Posteriormente, com as eleições de 2018 e a posse do ExPresidente Jair Messias Bolsonaro, de ideologia conservadora, mais cortes foram realizados em setores excepcionais como o meio ambiente, a saúde e a educação. Sendo assim, com a disseminação desenfreada da doença em território mundial, e com o frequente aumento de casos e mortes no Brasil, optou-se por utilizar uma nova estratégia às redes de ensino, o contexto remoto, visto que o isolamento social fazia parte do controle de transmissão da corona vírus. Foi-se necessário, portanto, o redimensionamento estrutural e metodológico nas instituições educadoras, a capacitação dos docentes e discentes para a utilização dos meios tecnológicos como plataforma de ensino e aprendizagem de maneira imediata. Devido as consequências históricas e a imprevisibilidade do surgimento de questões de saúde pública, questionou-se a metodologia de ensino vigente, visto que esta desoportunizava, segregava, funcionava de forma seletiva quanto ao oferecimento a sociedade. A Pandemia SARS-CoV-2 foi um marco histórico trágico pelo seu número de casos e óbitos, no Brasil e no mundo, sendo fator de desencadeamento, crescimento e exposição das desigualdades sociais, além de trazer dados importantíssimos sobre a realidade do país como a violência doméstica, violência contra a mulher, desemprego, fome e o ensino, propriamente dito. Sendo assim, buscou-se em materiais acadêmicos, através de uma revisão de literatura, dados que pudessem compor este trabalho afim de trazer conhecimentos respeito desse período.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20231201720785

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrique Abrahao Dias e Universidade Federal de Lavras

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