SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS DO JUDÔ LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Título alternativo: ANALYSIS OF THE PEDAGOGIC BENEFITS OF JUDO TAKING INTO CONSIDERATION THE CULTURAL CURRICULUM OF PHYSICAL EDUCATION

Autoria de: Paulo Pires dos Santos Junior

Orientação de: Marco Antonio Gomes Barbosa

Presidente da banca: Marco Antônio Gomes Barbosa

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Golçalves dos Reis

Palavras-chaves: Judô, Currículo Cultural, Educação Física, Lutas, Escola

Data da defesa: 17/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Junior, P. P. d. S. ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS DO JUDÔ LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente estudo busca apontar os benefícios que aulas com a tematização em judô podem apresentar para o currículo cultural da Educação Física. Esta pesquisa foi realizada baseado na seguinte questão de investigação ??Quais benefícios um aluno pode retirar de aulas de judô de acordo com o currículo cultural da Educação Física???. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, usando como procedimento uma pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas estruturadas com 16 estudantes do Ensino Fundamental II, sendo eles, cinco estudantes cursando o 9? ano (nono ano), sete estudantes cursando o 8? ano (oitavo ano) e quatro estudantes cursando o 7? ano (sétimo ano). Sendo todos estudantes da Escola Municipal Itália Cautiero Franco - CAIC, na cidade de Lavras, no Estado de Minas Gerais. Foram aplicados conteúdos relacionados ao judô dentro de uma aula de Educação Física e posteriormente foi realizada uma entrevista com o intuito de analisar o que foi aprendido pelos estudantes dentro desta aula. O roteiro da entrevista e a sua análise foram realizados tendo como base os princípios ético-políticos que ganharam materialidade em atividades de ensino que puderam ser especificados por Neira e Nunes (2022). Além disso, também realiza uma breve apresentação sobre os possíveis benefícios que o emprego de judô nas escolas pode trazer para os alunos como forma de ampliar seus conhecimentos sobre o esporte, sua cultura corporal, seus benefícios sociais e psicológicos.

Abstract: This study aims to identify the benefits that judo-themed classes can bring to the cultural curriculum of Physical Education. The research was based on the following research question What benefits can a student gain from judo classes according to the cultural curriculum of Physical Education? To achieve this, a qualitative exploratory research was conducted, using a field research approach, in which structured interviews were conducted with 16 middle school students. Among them, five students were in the 9th grade, seven students were in the 8th grade, and four students were in the 7th grade, all attending the Itália Cautiero Franco Municipal School - CAIC, in the city of Lavras, in the state of Minas Gerais, Brazil. During the Physical Education class, judo-related content was taught, and subsequently, interviews were conducted to analyze what the students had learned from that class. The interview script and its analysis were based on the ethical-political principles that were made tangible in teaching activities, as specified by Neira and Nunes (2022). Additionally, the study also provides a brief presentation on the potential benefits that the inclusion of judo in schools can bring to students by expanding their knowledge of the sport, its cultural significance, and its social and psychological benefits.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20231201820675

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo Pires dos Santos Junior e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo