SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: O desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto remoto e suas adaptações.

Título alternativo: The development of the Institutional Program for Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) in the context remote and its adaptations.

Autoria de: Lavynia Paula da Silva

Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Primeiro membro da banca: José Francisco Ribeiro Taglialegna

Palavras-chaves: PIBID, Pandemia, Covid-19, Ensino Remoto, Educação.

Data da defesa: 17/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 26/07/2023

Data da publicação: 26/07/2023

Referência: Silva, L. P. d. O desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto remoto e suas adaptações.. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho propôs estudar as adaptações realizadas no PIBID, uma vez que ele foi desenvolvido em meio a uma pandemia causada pelo vírus da Covid-19 e com isso descrever as principais adaptações encontradas. Para isso, foi selecionado seis artigos que contemplam esse tema e feito uma revisão de literatura para coleta e análise dos dados. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar se essas adaptações foram capazes de suprir as necessidades do programa na forma online. Portanto, os resultados encontrados indicam que o PIBID desenvolvido remotamente teve adaptações que possibilitaram o seu desenvolvimento de forma eficiente e que por mais que teve limitações e desafios, ele conseguiu agregar muito na formação docente dos bolsistas e de todos os envolvidos, ou seja, ele conseguiu desempenhar seu objetivo como programa de iniciação à docência.

Abstract: This work proposed to study the adaptations made to the PIBID, since it was developed in the midst of a pandemic caused by the Covid-19 virus, and thereby describe the main adaptations found. For this, six articles were selected that address this theme and a literature review was carried out for data collection and analysis. Thus, the objective of this research is to identify whether these adaptations were able to meet the needs of the program in the online form. Therefore, the results found indicate that the PIBID developed remotely had adaptations that enabled its development in an efficient way and that, despite its limitations and challenges, it managed to add a lot to the teaching training of the scholarship holders and all those involved, that is, it managed to fulfill its objective as a teaching initiation program.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20231201910210

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lavynia Paula da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo