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Título: A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LUTAS E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS

Autoria de: Felipe de Almeida Batista

Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Primeiro membro da banca: Alysson dos Santos Silva

Palavras-chaves: Educação física, lutas, artes marciais, prática pedagógica, crianças

Data da defesa: 04/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 15/12/2023

Data da publicação: 15/12/2023

Referência: Batista, F. d. A. A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LUTAS E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O conteúdo sobre lutas é de suma importância para ser abordado nas aulas de educação física escolar, inclusive sendo um componente presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que estabelece os conhecimentos a serem abordados na educação básica. Contudo, aparentemente, as lutas não estão sendo incorporadas na escola conforme o esperado. Diversos motivos, como pré-conceitos, estereótipo, falta de preparo dos professores, a necessidade de estrutura física e material, entre outros fatores. Entretanto, as lutas incorporam conhecimentos e saberes que foram socialmente constituídos, adaptando-se ao longo do tempo. Esses conhecimentos e saberes adquirem significado apenas quando a forma de transmissão está inserida em um contexto específico, uma vez que há diversas concepções que possibilitam diferentes interpretações sobre as lutas (Correia, 2005). Contextualizar as lutas por meio de práticas pedagógicas alinhadas à realidade do aluno permite que eles compreendam e atribuam novos significados aos contextos, personagens, valores e filosofias dessas antigas artes (Fabiani, Scaglia Almeida, 2006). A discussão acerca das lutas tem aparecido com mais frequência no cenário acadêmico da Educação Física nacional, e os jogos de oposição são os principais elementos que aparecem para suplantar as barreiras acerca do ensino das lutas. Diante disso, o objetivo dessa revisão integrativa foi sintetizar as evidencias presentes na literatura sobre as práticas pedagógicas de ensino e benefícios das lutas, através de uma pesquisa qualitativa através da base de dados do Google Acadêmico.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20232201710480

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Felipe de Almeida Batista e Universidade Federal de Lavras

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