SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: A INFLUÊNCIA EUROPEIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autoria de: Victória Lourenço Duarte

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Andrea de Oliveira Barra

Palavras-chaves: Influência, Brasil, Portugal, Educação, Física.

Data da defesa: 06/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 14/12/2023

Data da publicação: 14/12/2023

Referência: Duarte, V. L. A INFLUÊNCIA EUROPEIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE BRASIL E PORTUGAL. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho apresenta como tema central o estudo da influência europeia na educação física escolar, destacando as aproximações e distanciamentos entre Brasil e Portugal e tem como objetivo geral investigar e comparar as influências pedagógicas em ambos os países, buscando melhoria das práticas pedagógicas em contribuição para o enriquecimento do currículo da Educação Física escolar brasileira. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e com revisão bibliográfica. Na revisão de literatura foram abordados os seguintes temas o processo de colonização do Brasil, a educação no Brasil Colônia, a consolidação dos jesuítas e o pensamento pedagógico, a expulsão dos jesuítas e as reformas implementadas pelo Marquês de Pombal, o início da Educação Física no Brasil e sua influência portuguesa, o ensino da Educação Física em Portugal durante o Estado Novo e a Reforma de Couto Ferraz, a Educação Física após o Estado Novo e a construção curricular no Brasil e em Portugal, o pensamento curricular no sistema educativo portugues e a integração da Educação Física, as influências nas práticas e propostas da Educação Física no Brasil e a Educação Física escolar brasileira hoje e as relações com Portugal. A análise foi realizada através da análise de conteúdo, nos quais os resultados preliminares apontam para uma influência significativa na Educação Física escolar brasileira. Com esses dados, percebeu-se a importância dessa influência histórica e a sua contribuição em moldar futuras políticas e práticas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20232201810390

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Victória Lourenço Duarte e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo