SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NAS ESCOLHAS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS

Autoria de: Luiz Fernando Caputo Silva

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Coorientação de: Helton Pereira de Carvalho

Presidente da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Letícia Moreira Américo

Palavras-chaves: Estereótipos de Gênero, Educação Física Escolar, Masculinidade, Feminilidade, Esporte.

Data da defesa: 05/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 13/12/2023

Data da publicação: 13/12/2023

Referência: Silva, L. F. C. A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NAS ESCOLHAS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Estudos recentes vêm demonstrando que nas aulas de Educação Física ocorrem preferências de meninos e meninas por práticas esportivas diferentes, seja por conta das questões biológicas, como exposição hormonal durante a gestação, crescimento e desenvolvimento do cérebro e suas necessidades, seja por conta da sua motivação, ou ainda por questões físicas eou sociais, podendo destacar entre essas os heteróticos hegemônicos de gênero. Perante isto, o presente estudo buscou identificar as diferenças entre as relações de gênero e a escolha preferida pelos adolescentes nas práticas escolares. Analisou-se em 5 revistas quais foram as publicações disponíveis nos últimos 5 (cinco) anos, utilizando os descritores, disponíveis no site UNESCO Thesaurus, co. Foram encontrados 6 (seis) artigos que apresentavam a temática do gênero nas aulas de Educação Física. Para criar um ambiente educacional coeducativo e igualitário, é crucial desenvolver a consciência dos estereótipos de gênero, fomentar atividades que não sejam tendenciosas em relação ao gênero e assegurar igualdade de oportunidades. Conclui-se que, a Educação Física desempenha um papel de extrema importância na formação da identidade de gênero dos alunos, moldando a maneira como meninos e meninas interagem e se relacionam no ambiente escolar.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20232201910979

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiz Fernando Caputo Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo