SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: PERSCRUTANDO OS FÓRUNS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE SUL-MINEIRA CONTEXTO, DINÂMICAS E TENDÊNCIAS FORMATIVAS.

Título alternativo: Perusing the supervised internship forums of the degree course in Education Physics at a South Minas Gerais University context, dynamics and training trends.

Autoria de: Dione Luiz dos Santos Coelho

Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Palavras-chaves: Fóruns Virtuais, Covid-19, Estágio Supervisionado, Departamento de Educação Física, licenciatura

Data da defesa: 07/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 18/12/2023

Data da publicação: 18/12/2023

Referência: Coelho, D. L. d. S. PERSCRUTANDO OS FÓRUNS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE SUL-MINEIRA CONTEXTO, DINÂMICAS E TENDÊNCIAS FORMATIVAS.. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o modo de ensino mudou de presencial para remoto, logo, os estágios supervisionados enfrentaram desafios significativos devido às restrições e mudanças nas práticas educacionais, com isso, as disciplinas de estágios da Universidade Federal de Lavras ?? Minas Gerais (UFLA) aconteceram em formato de Fóruns Virtuais, sendo uma soluçãoalternativa que os docentes (Fábio e Kleber) do departamento de Educação Física encontraram para tentar amenizar os danos na formação acadêmica dos discentes. Esta pesquisa tem como objetivo perscrutar os fóruns de estágio supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física, explorando o contexto, as dinâmicas e as tendências formativas presentes nesses espaços. Os procedimentos metodológicos envolvem uma análise documental, a partir da análise dos vídeos dos fóruns virtuais realizados com auxílio da plataforma Google Drive, divididos em três momentos, quais sejam Durante a pandemia, o ensino em formato híbrido e ??após a pandemia??. Adotando uma abordagem quantiqualitativa, sendo a esfera quantitativa para cotejar os fóruns virtuais e suas variáveis. Enquanto a dimensão qualitativa objetivou compreender melhor as características e conteúdos dos Fóruns, destacando a relevância desse componente na formação de futuros professores. A fonte pesquisada compreendeu vinte e nove fóruns virtuais dos cursos de licenciatura em Educação Física. Com os resultados foi possível constatar, apesar dos desafios enfrentados pelos estagiários, cujos Fóruns Virtuais fomentaram contributos significativos à formação inicial dos participantes, em que pese os limites e adversidades do contexto sobre os quais foram inseridos, bem como identificar as tendências emergentes no contexto do estágio supervisionado, contribuindo assim para o entendimento mais amplo das dinâmicas educacionais à subárea da Educação Física.

Abstract: Due to the new coronavirus (COVID-19) pandemic, the teaching mode changed from in-person to remote, therefore, supervised projects faced significant challenges due to restrictions and changes in educational practices, as a result, the updating disciplines at the Federal University of Lavras ?? Minas Gerais (UFLA) took place through virtual forums, being a solutionalternative that the teachers (Fábio and Kleber) from the Physical Education department found to try to alleviate the damage to the students academic training. This research aims to examine the supervised internship forums of the Physical Education degree course, exploring the context, dynamics and training trends present in these spaces. The methodological procedures involve a documentary analysis, based on the analysis of videos from virtual forums carried out with the help of the Google Drive platform, divided into three moments During the pandemic, during hybrid teaching and post-pandemic. Adopting a quantitativequalitative approach, quantitative to quantify virtual externals and their variables and qualitative to better understand the specific characteristics of externals, highlighting the relevance of this component in the training of future teachers. The research locus involved twenty-nine virtual forums of Physical Education degree courses. With the results, it was possible to verify, despite the challenges faced by the interns, that virtual externs contributed significantly to the initial training of the participants, as well as identifying emerging trends in the context of the supervised internship, thus contributing to a broader understanding of the educational dynamics in the area of Physical Education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20232201920634

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Dione Luiz dos Santos Coelho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo