SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: O EFEITO DO TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING (TGfU) NO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS.

Título alternativo: THE EFFECT OF TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING (TGfU) ON TEACHING COLLECTIVE SPORTS.

Autoria de: Vinicius Manoel Candido Neves

Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Primeiro membro da banca: Fidel Machado de Castro Silva

Palavras-chaves: TGfU, ensino, esportes coletivos, metodologia, pedagogia do jogo

Data da defesa: 06/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 12/12/2023

Data da publicação: 12/12/2023

Referência: Neves, V. M. C. O EFEITO DO TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING (TGfU) NO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS.. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este presente estudo, tem como principal objetivo, analisar através de um estudo de revisão bibliográfica, os efeitos positivos que podem ser gerados nos alunos durante suas aulas de Educação Física, em relação a sua capacidade de aprendizagem tática-técnica a partir do modelo de ensino global do Teaching Games for Understanding (TGfU) durante o processo de ensino escolar. Contudo, primeiramente foi feito um quadro teórico envolvendo os principais conceitos abordados no trabalho, o esporte, pedagogia do esporte e pedagogia do jogo, e conceitos sobre o modelo do Teaching Games for Understanding, juntamente às suas remodelações ao longo dos anos, passando por evoluções juntamente com o avanço e estudo acerca do ensino das modalidades esportivas através dos jogos por compreensão, realizados em sua maioria em espaços reduzidos, com o objetivo de facilitar o entendimento do jogo e sua compreensão tática e relação aos aspectos lógicos do jogo e também de suas dimensões técnicas. Diante disso, neste estudo, as busca

Abstract: In this present study, its main objective is to analyze through a bibliographic review study, the positive effects that can be generated in students during their physical education classes, in relation to their capacity for tactical-technical learning from the global teaching model of Teaching Games for Understanding (TGfU) during the school teaching process. However, first a theoretical framework was made involving the main concepts addressed in the work, the sport, pedagogy of sport and pedagogy of the game, and concepts about the model of Teaching Games for Understanding, along with its remodelings over the years, going through evolutions along with the advancement and study about the teaching of games through games by understanding, mostly carried out in small spaces, with the objective of facilitating the understanding of the game and its tactical understanding and relation to the logical aspects of the game and also its technical dimensions. Therefore, in this study, the searches were made in the databa

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20232201920645

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vinicius Manoel Candido Neves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo