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Título: IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (EDIÇÃO 202223) PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autoria de: James Dean Prando Ribeiro

Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Kleber Tüxen Carneiro Azevedo

Primeiro membro da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

Palavras-chaves: Programa, Residência, Pedagógica, Desenvolvimento, Profissional

Data da defesa: 08/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Ribeiro, J. D. P. IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (EDIÇÃO 202223) PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA . 2023. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Trata-se de um estudo cujo objetivo consistirá em prospectar as implicações do Programa Residência Pedagógica (PRP) para o desenvolvimento profissional docente de professores(as) em atividade professoral. Corresponderá a pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque narrativo, contando com a participação de seis preceptores(as). Em termos analíticos para perscrutação dos dados, empregar-se-á a triangulação enquanto método analítico. Espera-se cotejar se o PRP engendrou algum impacto à formação dos(as) docentes e quais esferas (metodológica, epistemológica e didática) mobilizou e de que maneira a edição 20222023 repercutiu no espaço escolar no qual atuam. Em linhas gerais, é evidente que o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel crucial no desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física, transcendendo a mera teoria e se estendendo a uma prática transformadora. As diferentes fases de vida profissional dos(as) pesquisados(as), as disparidades entre instituições públicas e privadas e a busca por excelência no ensino foram pontos de reflexão. O PRP não apenas aprimora a prática docente, mas também reestrutura concepções epistemológicas e didáticas, impulsionando uma educação mais inclusiva e reflexiva. Este estudo serve como um ponto de partida para futuras pesquisas e sugere melhorias contínuas no programa, com o objetivo de melhorar não apenas a formação dos residentes, mas também a capacitação profissional dos professores em exercício na área da Educação Física escolar.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20232201920651

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: James Dean Prando Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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