SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: É possível trabalhar as atividades circenses nas aulas de Educação Física? Um relato de experiência.

Título alternativo: Is it possible to work on circus activities in physical education classes? An experience report.

Autoria de: Amanda Braz Chevitarese

Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Primeiro membro da banca: Gilson Rodrigues Santos

Palavras-chaves: circo, escola, educação física, pedagogia, cultura

Data da defesa: 23/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 28/11/2023

Data da publicação: 28/11/2023

Referência: Chevitarese, A. B. É possível trabalhar as atividades circenses nas aulas de Educação Física? Um relato de experiência.. 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar que é possível trabalhar as atividades circenses nas aulas de Educação Física. Por meio de uma pesquisa-ação no Colégio Tiradentes, contou com a participação de 49 alunos e um preceptor, além de toda a bibliografia que foi necessária durante todo o estudo. O resultado da participação, interesse e empenho dos alunos nas aulas evidenciam a importância de trazer o mundo do circo e toda a sua cultura e linguagem corporal única, como conteúdo das aulas de EF. Entretanto, não é algo fácil, o universo circense ainda carece de muitos estudos quando relacionado a escola, além de outros fatores que podem prejudicar o docente a elaborar e ministrar suas aulas. Dessarte, será apresentado como ocorreu todo o processo para tornar essa temática presente nas aulas, desde a elaboração do planejamento até as práticas, evidenciando todos os pontos positivos e negativos das aulas. Expondo que mesmo com as dificuldades, o circo pode e deve ser uma realidade nas escolas.

Abstract: The present study aims to show that it is possible to work on circus activities in Physical Education classes. Through action research at Tiradentes School, which involved the participation of 49 students and one preceptor, in addition to all the bibliography that was necessary throughout the study. The result of students participation, interest and commitment in classes highlights the importance of bringing the world of the circus and all its culture and unique body language as content in Physical Education classes. However, its not easy, because the circus universe still needs many studies when related to school, in addition to other factors that can hinder the teacher in preparing and teaching his classes. Therefore, it will be presented how the entire process occurred to make this theme present in classes, from the preparation of the plan to the practices, highlighting all the positive and negative points of the classes. Exposing that even with the difficulties, the circus can and should be a reality in schools.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20232202010258

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Amanda Braz Chevitarese e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo