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Título: GERENCIAMENTO DE PNEUS INSERVÍVEIS EM LAVRAS-MG

Título alternativo: MANAGEMENT OF UNSERVICEABLE TIRES IN LAVRAS - MG

Autoria de: Thais Lopes dos Reis

Orientação de: Camila Silva Franco

Presidente da banca: Camila Silva Franco

Primeiro membro da banca: Luiz Antônio Bastos Andrade

Segundo membro da banca: Rosangela Francisca de Paula Vitor Marques

Palavras-chaves: Ecoponto, logística reversa, pneumáticos, resíduos sólidos, responsabilidade compartilhada.

Data da defesa: 24/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 06/07/2019

Data da publicação: 06/07/2019

Referência: Reis, T. L. d. GERENCIAMENTO DE PNEUS INSERVÍVEIS EM LAVRAS-MG. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A logística reversa dos pneus usados e inservíveis é um importante instrumento para que o descarte seja realizado de forma correta, e cria a responsabilidade ao fabricante e importador do gerenciamento deste resíduo. A pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico do gerenciamento de pneus inservíveis no município de Lavras ???? MG. Para o levantamento de dados, aplicou-se um questionário em 15 borracharias e oficinas, selecionadas de forma aleatória, para identificar o gerenciamento interno de pneus inservíveis nos geradores do município. Além disso, foram realizadas visitas ao ecoponto, ponto de coleta de pneus inservíveis, para diagnosticar a situação atual do ecoponto e propor melhorias. Foi feito também um levantamento da quantidade recolhida e aplicou-se um segundo questionário para a Embrader, empresa que coleta os pneus inservíveis no município, com a finalidade de verificar qual a destinação final atualmente realizada. Os resultados revelaram que todos os estabelecimentos entrevistados coletam pneus inservíveis dos seus clientes, porém a maioria das empresas afirmou não receber orientações do fornecedor sobre a forma de destinação dos pneus. Verificou-se que o ecoponto do munícipio carece de uma maior segurança o espaço não é organizado, uma vez que os geradores fazem o descarte sem critério podendo provocar acúmulo de água de chuva e proliferação de vetores, e sempre tem um grande volume de pneus no local, pois não existe uma frequência definida para coleta e destinação final dos pneus. Para contínuo melhoramento do ecoponto sugere-se sua mudança para um local fechado, para obter um melhor gerenciamento do espaço, e ter um controle da quantidade de pneus armazenados. Nos meses de janeiro a maio foram tratadas 75,36 toneladas de pneus inservíveis no município, que tiveram como destinação final a destruição térmica nas cimenteiras através do chamado processo de coprocessamento.

Abstract: Reverse logistics of used and unserviceable tires is an important tool for proper disposal and it encourages manufacturers and importers in developing their responsibility towards the management of this waste. The objective of the research was to conduct a diagnosis of the management of waste tires in the municipality of Lavras ???? MG. For the data collection, a questionnaire was applied to 15 auto repair shops, randomly selected, to identify the internal management of waste tires among the generators of the municipality. Furthermore, the ecoponto, a collection point of waste tires, was visited to diagnose its current situation and to propose improvements. Moreover, a survey regarding the number of tires collected was conducted and a second questionnaire was applied to Embrader, a company that collects waste tires in the municipality, in order to verify their final disposal. The results revealed that all the interviewed establishments collected the tires of their customers. However, most companies reported that they had not received appropriate guidance from the supplier on how to dispose waste tires. It was found that the ecoponto of the municipality needs a greater security the space is not organized, since the generators dispose without criterion, which can cause accumulation of rainwater and proliferation of vectors. In addition, there are always a large number of tires in the place, because there is no defined frequency for their collection and final destination. For continuous improvement of the ecoponto, it is suggested to move it to an enclosed place in order to obtain a better management of the space, and to keep track of the quantity of tires stored. From January to May, 75,36 tons of waste tires were treated in the municipality, which had as final disposal the destruction in the cement plants throughout the process of co-processing.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20191201320995

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44056

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thais Lopes dos Reis e Universidade Federal de Lavras

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