SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: ATRIBUTOS DO SOLO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE VEGETAÇÃO NO SISTEMA CANTAREIRA

Autoria de: Fábio Quaresma Silva

Orientação de: Junior Cesar Avanzi

Coorientação de: Monna Lysa Teixeira Santana

Presidente da banca: Junior Cesar Avanzi

Primeiro membro da banca: Monna Lysa Teixeira Santana

Segundo membro da banca: Érika Andressa da Silva

Terceiro membro da banca: Camila Silva Franco

Palavras-chaves: Saúde do solo, indicadores físicos, estabilidade de agregados, indice de estabilidade, Sistema Cantareira

Data da defesa: 29/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 10/12/2019

Data da publicação: 10/12/2019

Referência: Silva, F. Q. ATRIBUTOS DO SOLO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE VEGETAÇÃO NO SISTEMA CANTAREIRA. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A estrutura do solo expressa os efeitos das práticas de manejo nele adotadas, pois as ações de origem física, química e biológica, afetam o processo dinâmico de construção ou degradação do solo, alteram sua qualidade e consequentemente impactam as funções ecossistêmicas do solo. A estabilidade de agregados, textura e quantidade de nutrientes são bons indicadores de qualidade do solo, pois são sensíveis às mudanças provenientes do uso e manejo do solo. Tendo em vista a grande importância dos serviços ecossistêmicos providos pelo Sistema Cantareira, o objetivo deste estudo foi avaliar os atributos do solo nas áreas deste sistema, nas diferentes condições de vegetação predominantes na região, a fim de identificar condições mais favoráveis à preservação de suas bacias, averiguando como as práticas de uso e manejo adotadas no solo refletem nos resultados de seus atributos. As coletas foram realizadas em fevereiro de 2019, nos municípios de Joanópolis, Nazaré Paulista e Piracaia, em um Cambissolo Háplico (CX), um Argissolo Vermelho Amarelo (PVA) e um Neossolo Regolítico (RR) respectivamente, com as seguintes vegetações em cada um deles mata nativa (MN), pastagem contínua (PC), pastagem rotacionada (PR) e eucalipto (E). As análises foram conduzidas até novembro de 2019 no Laboratório de Física e Conservação dos Solos da UFLA. Três repetições de amostras preservadas dos horizontes A e B foram coletadas dos diferentes usos do solo para a realização das análises de textura, fertilidade do solo, estabilidade de agregados e índice de estabilidade. A estabilidade de agregados e o índices de estabilidade foram submetidos ao teste da razão de verossimilhança Scott-Knott para separar os diferentes resultados em grupos. A partir dos dados encontrados foram obtidas percepções com base na literatura a respeito das possíveis influências advindas dos manejos e usos do solo sobre os valores dos atributos avaliados, sendo que estes podem servir de subsídio para estudos futuros. Adverso ao que se esperava, a estabilidade de agregados do solo não apresentou diferença estatística nos horizontes para os tipos de tratamentos impostos, sendo incapaz de explicar como o diâmetro médio geométrico (DMG) e diâmetro médio ponderado (DMP) do solo foram afetados pelos manejos. O Índice de Estabilidade foi eficiente para indicar os efeitos dos manejos adotados sobre o risco de degradação estrutural nos solos estudados no Sistema Cantareira.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20192201311175

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44368

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fábio Quaresma Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo