SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DE UMA FÁBRICA MOVELEIRA IDENTIFICAÇÃO, QUANTIFICAÇÃO E PROPOSTAS DE REAPROVEITAMENTO

Autoria de: Larissa Costa Fonseca

Orientação de: Paula Peixoto Assemany

Presidente da banca: Paula Peixoto Assemany

Primeiro membro da banca: Camila Silva Franco

Segundo membro da banca: Fatima Resende Luiz Fia

Palavras-chaves: Gestão de resíduos, MDF, Medium Density Fiberboard, Movelaria, Resíduos fabril

Data da defesa: 02/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 20/09/2022

Data da publicação: 20/09/2022

Referência: Fonseca, L. C. DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DE UMA FÁBRICA MOVELEIRA IDENTIFICAÇÃO, QUANTIFICAÇÃO E PROPOSTAS DE REAPROVEITAMENTO. 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: As indústrias de móveis geram uma considerável quantidade de resíduos de madeira, resultantes principalmente, da etapa de corte das chapas utilizadas na fabricação. Porém, para além dos resíduos produzidos a nível fabril, essa geração começa desde a extração dos insumos. Nesse sentido, o MDF (Fibras de Média Densidade, do inglês Medium Density Fiberboard), o qual é um material derivado da madeira muito utilizado pelas indústrias do Brasil, representa um grande desafio ao setor moveleiro para lidar com a redução de seus resíduos e impactos ambientais. Este trabalho tem como objetivo identificar, quantificar e classificar os resíduos sólidos de MDF gerados pela fábrica ????????????????A???????????????? conforme NBR 10004 (2004), além de propor formas viáveis de reaproveitamento e destinação correta dos resíduos. Para a quantificação foram pesadas as aparas, o pó e os resíduos de fita gerados durante uma semana nas diferentes etapas do processo produtivo. Calculou-se a massa por dia de cada tipo de resíduo gerado, resultando em 6,47 kgdia de pó, 22,22 kgdia de aparas e 0,16 kgdia de residual de fita de PVC. O percentual aproximado dos diferentes resíduos foi de 61 aparas e 39 pó. Atualmente a empresa não possui nenhum plano de gestão de seus resíduos, mas para reduzir seus gastos com painéis, a movelaria utiliza um plano de corte e o reaproveitamento dos resíduos maiores em outros projetos menores, como os armários de banheiro. Ao verificar os resultados, notou-se a importância de uma destinação correta dos resíduos de MDF, aparas e pó, visto que são os majoritários no processo. Além disso, observou-se a necessidade de uma capacitação dos funcionários da fábrica sobre o correto manuseio das chapas de MDF, afim de reduzir a geração dos resíduos. Como a empresa não possui capital previsto para colocar em prática um reaproveitamento com tecnologias envolvidas, foi identificada a necessidade de optar por maneiras mais econômicas e sustentáveis, como a doação ou venda dos resíduos para locais de artesanato, utilizar as aparas na confecção de pequenos objetos e o pó como enchimento e subproduto de massas, além da utilização em forros de cama de frango.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20221201610266

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Costa Fonseca e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo