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Título: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLEMENTAÇÃO DO REÚSO DE ÁGUA EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Autoria de: Beatriz Cunha Mello Oliveira

Orientação de: Mateus Pimentel de Matos

Presidente da banca: Mateus Pimentel de Matos

Primeiro membro da banca: Ronaldo Fia

Segundo membro da banca: Paulo Henrique Brito Junior

Terceiro membro da banca: Rodolfo Appoloni Crippa

Quarto membro da banca: Matheus Quintão Braga

Palavras-chaves: cabine de pintura, efluente industrial, reaproveitamento de água, redução do consumo de água, indicador de água

Data da defesa: 02/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 10/03/2023

Data da publicação: 10/03/2023

Referência: Oliveira, B. C. M. ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLEMENTAÇÃO DO REÚSO DE ÁGUA EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A demanda por água cresce cada vez mais, ao passo que a poluição e as mudanças climáticas têm causado dificuldades no acesso às reservas hídricas em parte ou em todo ano. Assim, o gerenciamento adequado desse recurso pode contribuir para economia e preservação do meio ambiente. Dentre as práticas utilizadas para a redução do consumo de água, pode-se citar o reúso direto industrial, prática que permite menor retirada dos mananciais e redução do lançamento de águas residuárias no meio ambiente, além de gerar economia para o empreendimento. Em uma empresa do setor de autopeças, é utilizada uma cortina d????água água, que é recirculada no ciclo de uma semana, para contenção do over spray de tinta em cabines para pintura de amortecedores, transformando-os em borra, para que não seja lançado na atmosfera sem tratamento prévio, água essa que não precisa apresentar alto padrão de qualidade. Dessa forma, com a realização do presente trabalho, objetivou-se avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso de efluente tratado da indústria em substituição à água limpa no processo de pintura de amortecedores. Para isso, foi feita a caracterização do efluente bruto e tratado da ETAR (estação de tratamento de águas residuárias) e da água das cabines em três diferentes estágios (água mais limpa, água em estado médio de conservação e água mais concentrada, em um ciclo de recirculação), além de contar com dados do monitoramento mensal da empresa. Também foram utilizadas informações da média do consumo mensal de água, custo com captação de água e tratamento de esgoto, e o resultado dos indicadores de água no ano de 2022. Com base nessas informações, e utilizando normas brasileiras que dispõe sobre o reúso de água (para outras finalidades ???? não há para reúso industrial), chegou-se à conclusão de que o reaproveitamento, sem um tratamento complementar na ETAR, não se apresenta como uma boa alternativa. O retorno financeiro é baixo, diante do menor volume de água utilizada para contenção do spray de tinta (em comparação com o montante total consumido na indústria) o custo para implementação é alto e a qualidade da água do efluente não se assemelha à qualidade da água hoje utilizada para esse fim.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20222201620662

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Beatriz Cunha Mello Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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