SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: RELAÇÃO ENTRE CONTEÚDO DE ÁGUA E PROPRIEDADES ELÉTRICAS DO SOLO MEDIDAS POR SENSORES EM DIFERENTES GRAUS DE COMPACTAÇÃO

Autoria de: Jean Marcos Pereira dos Santos Reis

Orientação de: Bruno Montoani Silva

Coorientação de: Victor Enmanuel Rodas Arano

Presidente da banca: Bruno Montoani Silva

Primeiro membro da banca: Samara Martins Barbosa

Segundo membro da banca: Josiel de Jesus Santos

Palavras-chaves: Resistividade elétrica, condutividade elétrica, constante dielétrica, densidade do solo, porosidade

Data da defesa: 20/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 29/07/2023

Data da publicação: 29/07/2023

Referência: Reis, J. M. P. d. S. RELAÇÃO ENTRE CONTEÚDO DE ÁGUA E PROPRIEDADES ELÉTRICAS DO SOLO MEDIDAS POR SENSORES EM DIFERENTES GRAUS DE COMPACTAÇÃO. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A compactação do solo é um processo resultante da diminuição dos espaços porosos devido à aplicação de forças mecânicas, como o pisoteio excessivo de animais ou o uso inadequado de maquinário agrícola. Esse processo afeta negativamente a qualidade do solo, causando mudanças em sua estrutura e impactando a produtividade na agricultura. Para avaliar a compactação do solo, é comumente necessário coletar amostras indeformadas de solo, o que envolve a remoção do solo e a destruição do local de interesse, impossibilitando a reamostragem no mesmo local e demandando um tempo considerável para análise. No entanto, com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de sensores próximos, tornou-se possível avaliar as propriedades do solo de maneira rápida e eficiente. Neste estudo, o objetivo foi utilizar métodos que se baseiam na relação entre as propriedades elétricas, como resistividade, condutividade elétrica e constante dielétrica, e o conteúdo de água presente no solo, a fim de diagnosticar a compactação do solo. As amostras foram coletadas no campus da Universidade Federal de Lavras - UFLA e passaram por um processo de compactação artificial usando consolidômetro e ensaio de Proctor. Após a compactação, as amostras foram preparadas para leitura com os sensores ML2X e Teros 12 (Sensores de umidadeconteúdo de água) e o resistivímetro (sensor de resistividade elétrica). Esses avanços tecnológicos permitiram obter uma análise mais precisa e eficiente das propriedades do solo, oferecendo uma alternativa viável e menos invasiva em comparação com as tradicionais técnicas de coleta de amostras. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o conteúdo de água no solo e as propriedades elétricas, utilizando sensores em diferentes graus de compactação. Além disso, busca avaliar a acurácia dos sensores de umidade do solo em comparação com o método padrão de estufa, e indicar qual sensor melhor detecta o efeito do grau de compactação. Os dados das propriedades elétricas foram ajustados a modelos matemáticos, sendo esses potencial, logarítmico, polinomial,, e foram avaliados de acordo com o R² , a raiz do erro médio quadrático (RMSE), O modelo polinomial e potencial foi o que melhor descreveu as relações entre umidade pelo método padrão de estufa e as propriedades elétricas. Portanto, os sensores apresentaram RMSE altos antes de fazer a calibração, tendo a necessidade de calibrar. O sensor Teros 12 apresentou um RMSE aceitável (abaixo de 5) e foi capaz de detectar melhor o efeito do grau de compactação do solo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20231201710865

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jean Marcos Pereira dos Santos Reis e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo