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Título: Materiais não convencionais e aplicação de resíduos em estruturas ferroviárias Revisão

Título alternativo: Non- Conventional Materials and Waste Application in the Railway Structures Review

Autoria de: Denise Caroline Rezende

Orientação de: Keoma Defaveri do Carmo e Silva

Presidente da banca: Keoma Defaveri do Carmo e Silva

Primeiro membro da banca: Andréa Aparecida Ribeiro Corrêa

Segundo membro da banca: Alan Pereira Vilela

Palavras-chaves: Materiais sustentáveis, Ferrovia, Resíduo, Borracha de pneu, Escória

Data da defesa: 02/07/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 08/07/2019

Data da publicação: 08/07/2019

Referência: Rezende, D. C. Materiais não convencionais e aplicação de resíduos em estruturas ferroviárias Revisão. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O sistema ferroviário brasileiro apresenta um cenário evolutivo, através de constantes e progressivos investimentos, o que tende a ampliar sua importância nos transportes brasileiros. A ampliação da malha ferroviária brasileira está relacionada ao setor da construção civil, e como consequência disso torna-se um dos maiores consumidores de recursos naturais, contribuindo para a escassez das reservas, destruição da paisagem e prejuízos ao meio ambiente. Além disso, a construção civil é responsável por grande parte do consumo de energia para produção de materiais de construção e pela poluição ambiental devido à geração de resíduos e emissão de gases relacionados ao efeito estufa. Em vista disso, a incorporação de materiais sustentáveis na construção civil, inclusive nas ferrovias, é foco de diversos estudos. O objetivo deste é buscar e discutir o estado da arte acerca dos materiais não convencionais e sua potencial aplicação para ferrovias. Foram encontrados estudos utilizando escória, resíduos de borracha de pneu, polímeros reciclados, entre outros. Diversos parâmetros foram avaliados, como vibração, resistência mecânica e módulo de elasticidade. Dentre os materiais apresentados, é notório o grande potencial dos resíduos analisados, com destaque para resíduos de borracha de pneu que foram utilizados para todos os elementos da superestrutura ferroviária, com exceção dos trilhos. Entretanto, novas pesquisas são necessárias para melhor caracterização desses resíduos, assim como o estudo da viabilidade técnica da utilização de outros resíduos.

Abstract: The Brazilian railway system presents an evolutionary scenario, through constant and progressive investments, which increases its importance in Brazilian transport. The expansion of the Brazilian railway network is related to the civil construction sector, and as a consequence, it becomes one of the largest consumers of natural resources, contributing to the scarcity of natural reserves, destruction of the landscape and damage to the environment. In addition, civil construction is responsible for much of the energy consumption for the production of building materials and for environmental pollution due to waste generation and greenhouse gas emissions. Thus, the incorporation of sustainable materials into civil construction, including in the railways, is the focus of several researches. The objective of this work to find and discuss the state of art of non-conventional materials and its application on the railway composition. Was found studies based on slag, tire rubber residue, recycled polymer, and others. Several parameters were evaluated as vibration, mechanical strength and young modulus. Among the materials presented, the great potential of the analyzed residues is remarkable, especially rubber tire particles that were used for all elements of the railway superstructure, with the exception of the rails. However, further research is needed to characterize these wastes completely, as well as the study of the technical feasibility of using other wastes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20191201421252

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43722

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Denise Caroline Rezende e Universidade Federal de Lavras

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