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Título: DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DO DNIT, O MÉTODO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO E O MÉTODO DA RESILIÊNCIA

Autoria de: Mirella Coutinho Fernandes

Orientação de: Keoma Defaveri do Carmo e Silva

Presidente da banca: Keoma Defáveri do Carmo e Silva

Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Cândido

Segundo membro da banca: Alan Pereira Vilela

Palavras-chaves: Métodos de dimensionamento, Método da resiliência, Método da DERSA, Pavimentação, Tráfego

Data da defesa: 27/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 06/12/2019

Data da publicação: 06/12/2019

Referência: Fernandes, M. C. DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DO DNIT, O MÉTODO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO E O MÉTODO DA RESILIÊNCIA. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O dimensionamento de pavimentos é feito a partir da determinação das espessuras das camadas que irão fazer parte da estrutura e de quais materiais elas serão compostas, de forma que o pavimento final seja capaz de resistir aos esforços provocados pelo tráfego de veículos e pelo clima. O presente trabalho tem como objetivo propor um estudo comparativo entre os métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis. Será utilizado o ????Projeto de engenharia rodoviária para restauração, aumento de capacidade, implantação e pavimentação???? da rodovia MGC-383, do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais para a obtenção dos dados necessários no dimensionamento. As três metodologias empregadas no dimensionamento serão o Método do DNIT proposto pelo Engenheiro Murilo Lopes de Souza em 1996, o Método da Prefeitura de São Paulo apresentado na IP-052004 e o Método da Resiliência publicado pelo DNER em 1996. A partir do estudo comparativo realizado, observou-se que as espessuras das camadas eram menores quando dimensionadas pelo Método da Resiliência. E obtiveram-se resultados muito similares para os pavimentos dimensionados através do Método DNIT e do Método da Prefeitura de São Paulo, isso deve-se ao fato de que ambos os métodos utilizam critérios similares para a determinação das espessuras. Por fim, concluiu-se que mesmo que o Método do DNIT seja o mais utilizado para pavimentação no Brasil, o mesmo não é o mais recomendável, por não considerar todas as realidades do tráfego e por não ser o mais econômico.

Abstract: Pavement design is based on the determination of the layers thickness that will be part of the structure and materials will be composed, therefore the final pavement is able to withstand the stresses caused by vehicle traffic and weather. The present work aims to propose a comparative study between the flexible pavement desing methods. The ????Road Engineering Project for Restoration, Capacity Enhancement, Implementation and Paving???? of MGC-383 Highway of the Minas Gerais State Highways Department will be used to record the data used in the desing. As three methodologies employed in the design will be the DNIT Method adopted by Engineer Murilo Lopes de Souza in 1996, or the São Paulo City Hall Method exhibited in IP-052004 and the Resilience Method published by DNER in 1996. From the comparative study performed, it was observed that the thicknesses of the layers were smaller when dimensioned by the Resilience Method. The results were very similar obtained for the pavements dimensioned by the DNIT Method and the São Paulo City Hall Method. This is due to the fact that both methods use similar criteria to determine the thickness. Finally, it is concluded that even though the DNIT Method is the most used for paving in Brazil, it is not the most recommended because it does not consider all traffic realities and also is not economical.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20192201511099

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44244

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mirella Coutinho Fernandes e Universidade Federal de Lavras

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