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Título: INTERSEÇÃO DE ACESSO AO DISTRITO DE SÃO JOSÉ DOS SALGADOS ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO PROJETO GEOMÉTRICO

Autoria de: Daniel Amaro Lopes Duarte

Orientação de: Keoma Defaveri do Carmo e Silva

Presidente da banca: Keoma Defáveri do Carmo e Silva

Primeiro membro da banca: Wisner Coimbra de Paula

Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges

Palavras-chaves: Rodovia, Cruzamento, Interseção, Estudo de caso, Elementos do projeto geométrico

Data da defesa: 21/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 31/08/2020

Data da publicação: 31/08/2020

Referência: Duarte, D. A. L. INTERSEÇÃO DE ACESSO AO DISTRITO DE SÃO JOSÉ DOS SALGADOS ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO PROJETO GEOMÉTRICO. 2020. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A Rodovia Estadual MG - 050 é uma via muito importante para a Mesorregião do Oeste de Minas Gerais e principalmente para microrregião de Divinópolis - MG. A microrregião de Divinópolis possui uma alta concentração industrial com destaque nas áreas de calçados, móveis, pirotecnia, siderurgia, confecção e têxtil, além de possuir grande volume de tráfego das cidades vizinhas para a cidade de Divinópolis onde existe uma boa qualidade no ensino básico e superior. No presente trabalho foi desenvolvido um estudo de caso de uma interseção desta rodovia, que devido aos aspectos citados possui um alto fluxo de veículos. Esta interseção dá acesso a um distrito da região chamado São José dos Salgados e a interseção possui um alto histórico de acidentes, sendo este um dos motivos da realização deste estudo. Realizou-se uma análise técnica do traçado e características atuais da interseção, de acordo com especificações normativas. Analisaram-se pontos importantes para a interseção, como largura das vias, faixas de aceleração e desaceleração, acostamentos, dispositivos de proteção contínua e utilizou-se como auxílio projetos fornecidos pela concessionária responsável pelo trecho, histórico de acidentes da interseção e levantamentos fotográficos in loco. Dentre todos os pontos pertinentes à interseção, algumas das características como velocidade de projeto, largura das faixas de rolamento, número de faixas de rolamento estão dentro do especificado em norma, porém outras características e elementos de projeto se encontram fora das exigências normativas, ou seja, não oferecem conforto e segurança aos usuários do trecho tornando em alguns pontos a rodovia insegura e inadequada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20201201420876

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44912

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniel Amaro Lopes Duarte e Universidade Federal de Lavras

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