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Título: ANÁLISE NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE MUROS DE SOLO REFORÇADO DE FACES PLANA E CÔNCAVA COM DIFERENTES ALTURAS

Autoria de: Mateus Henrique Sottani Soares

Orientação de: Raquel Mariano Linhares

Presidente da banca: Raquel Mariano Linhares

Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Cândido

Segundo membro da banca: Mauro Vitor dos Santos Moura

Palavras-chaves: Muros de Solo Reforçado, Modelagem Numérica, Geossintéticos, Geometria da Face, Geogrelha

Data da defesa: 17/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 05/08/2020

Data da publicação: 05/08/2020

Referência: Soares, M. H. S. ANÁLISE NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE MUROS DE SOLO REFORÇADO DE FACES PLANA E CÔNCAVA COM DIFERENTES ALTURAS. 2020. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: As estruturas de contenção em solo reforçado têm seu uso difundido desde o final da década de 1960 com a patente da ????Terra Armada???? e início da década de 1970, com o advento dos geossintéticos. Este último, possibilitou a construção de Muros de Solo Reforçado (MSR) ???? estruturas de contenção que são relativamente mais baratas e simples de executar do que outras soluções convencionais do tipo muro de arrimo. Com o desenvolvimento da técnica de solo reforçado, os projetos tornaram-se mais desafiadores e as variáveis a serem analisadas na avaliação de estabilidade se multiplicaram. Nos últimos anos, diversos pesquisadores vêm estudando a influência de variáveis como o tipo de faceamento, a altura do muro, as propriedades do solo de aterro, a rigidez dos reforços, a compactação, entre outras. Um estudo recente mostrou que taludes com geometria da face côncava oferecem maior estabilidade se comparados com taludes de face plana. Os autores propuseram equações matemáticas para a determinação de parâmetros geométricos de MSRs com face côncava. O presente trabalho utilizou estas equações para realizar modelagens numéricas de MSR de faces côncava autoenvelopada de 5, 10 e 20 m de altura e planas de mesmas alturas, a fim de se avaliarem as tensões de tração máximas (TMáx) e os deslocamentos laterais desenvolvidos por essas estruturas ao final da construção e após aplicação de sobrecargas de até 100 kPa. Este trabalho mostrou que na ausência de sobrecargas, muros de face côncava têm maiores reduções nas tensões e nos deslocamentos laterais em relação à face plana para altura de 10 m, com reduções de até 6,3 na TMáx média e de 8,2 no deslocamento lateral médio, e, após a aplicação de sobrecargas, as maiores reduções são obtidas para altura de 20 m, sendo de 4,9 para a TMáx média e de 6,9 para o deslocamento lateral médio.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20201201510559

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45113

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mateus Henrique Sottani Soares e Universidade Federal de Lavras

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