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Título: ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR BARREIRAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Título alternativo: ACCESSIBILITY IN HIGHER EDUCATION ARCHITECTURAL AND URBANISTIC BARRIERS IN THE CAMPUS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF LAVRAS

Autoria de: Grazielle Pereira Ribeiro

Orientação de: Julio Cesar Silva

Coorientação de: Luciana Barbosa de Abreu

Presidente da banca: Júlio César Silva

Primeiro membro da banca: Luciana Barbosa de Abreu

Segundo membro da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Palavras-chaves: Pessoas com Deficiência, Mobilidade Reduzida, Acessibilidade Física, Desenho Universal, Inclusão Social

Data da defesa: 03/09/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 08/09/2020

Data da publicação: 08/09/2020

Referência: Ribeiro, G. P. ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR BARREIRAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2020. 116 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A acessibilidade contempla a promoção dos direitos igualitários de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em utilizar os diversos espaços de maneira segura e autônoma, independentemente de suas limitações. Partindo deste contexto, este estudo tem como principal objetivo diagnosticar detalhadamente as condições de acessibilidade nas rotas externas às edificações do campus da Universidade Federal de Lavras, com fundamento na norma técnica de acessibilidade NBR 9050 de 2015. Neste sentido, optou-se por investigar sobre a temática a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa com fundamento nas técnicas de Avaliação Pós ?? Ocupação (APO). Para a definição dos ambientes a serem vistoriados, o Projeto de bolsa institucional da UFLA (PROAT), intitulado Acessibilidade Arquitetônica no Campus forneceu os dados com as respostas dos alunos com deficiência da UFLA, obtidos no ano de 2018 por meio das entrevistas realizadas em sua metodologia. Além disso, a pesquisa abrangeu ambientes que foram definidos como importantes e que em algum momento eles poderão ser frequentados por alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Diante disso, resultaram-se em 20 ambientes localizados nos campus histórico e no novo, sendo A Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, a Coordenadoria de Saúde, Clínica Odontológica, Laboratório Santa Cecília, o Centro de convivência compreendendo a fotocopiadora e a livraria, o Departamento de Direito e o de Zootecnia, os Pavilhões de Aulas 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. Como resultado, foram verificadas 53 rotas e constatou-se que 100 não apresentaram condições de acessibilidade. Se tratando de vagas reservadas para veículos, somente 5 ambientes possuem esta sinalização e em apenas 1 ambiente está conforme a NBR 90502015, ainda 36 do total de vagas para veículos localizadas no campus, possuem irregularidades. Adicionalmente, constatou-se que de 20 calçadas analisadas, 100 não apresentam condições de acessibilidade, além disso, 10 calçadas possuem 34 rebaixamentos e todos não estão em conformidade com a norma. Ainda, foram verificadas 55 circulações verticais de piso, onde 87 não estão dimensionadas corretamente perante a legislação e 100 delas possuem irregularidades em relação aos itens de segurança obrigatórios.

Abstract: Accessibility includes the promotion of equal rights for people with disabilities or reduced mobility to use the different spaces in a safe and autonomous way, regardless of their limitations. Starting from this context, this study has as main objective to diagnose in detail the conditions of accessibility in the external routes to the buildings of the campus of the Federal University of Lavras, based on the technical accessibility standard NBR 9050 of 2015. In this sense, we opted to investigate about the theme from a qualitative and quantitative approach based on Post - Occupation Assessment (APO) techniques. For the definition of the environments to be inspected, the UFLA Institutional Scholarship Project (PROAT), entitled Architectural Accessibility on Campus, provided the data with the responses of students with disabilities at UFLA, obtained in 2018 through the interviews conducted in their methodology. In addition, the research covered environments that were defined as important and that at some point they may be attended by students with disabilities or reduced mobility. In view of this, 20 environments were located in the historic and new campuses, being The Dean of Student and Community Affairs, the Health Coordination, Dental Clinic, Santa Cecília Laboratory, the coexistence center comprising the photocopier and the bookstore, the Law Department and the Zootechnics Department, Lessons Pavilions 2, 3, 4, 5, 6, 8 and 9. As a result, 53 routes were verified and it was found that 100 did not have accessibility conditions. In the case of reserved spaces for vehicles, only 5 environments have this sign and in only 1 environment is in accordance with NBR 90502015, yet 36 of the total spaces for vehicles located on campus, have irregularities. In addition, it was found that out of 20 sidewalks analyzed, 100 do not have accessibility conditions, in addition, 10 sidewalks have 34 drawdowns and all are not in accordance with the standard. In addition, 55 vertical floor circulations were verified, where 87 are not dimensioned correctly under the legislation and 100 of them have irregularities in relation to mandatory safety items.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20201201621452

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44853

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Grazielle Pereira Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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