SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: Projeto Arquitetônico de Pavilhão de Aulas para a UFLA Adequado a Conforto e Sustentabilidade

Título alternativo: ARCHITECTURAL PROJECT ON CLASSROOMS PAVILLION FOR UFLA ADEQUATE TO CONFORT AND SUSTAINABILITY

Autoria de: Maylla Mattioli Lima

Orientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Presidente da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Primeiro membro da banca: Luciana Barbosa de Abreu

Segundo membro da banca: Wisner Coimbra de Paula

Palavras-chaves: Edifício escolar, Sustentabilidade, Conforto ambiental, Pavilhão de aulas, UFLA

Data da defesa: 11/02/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/02/2021

Data da publicação: 12/02/2021

Referência: Lima, M. M. Projeto Arquitetônico de Pavilhão de Aulas para a UFLA Adequado a Conforto e Sustentabilidade. 2021. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Devido ao crescimento constante do número de estudantes e servidores, que utilizam o campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), cresce também a demanda por novas edificações. Em paralelo a isso, a UFLA tem como uma de suas principais premissas o investimento em programas ambientais e de sustentabilidade, ao mesmo tempo que mantém um alto nível de ensino. De forma a unir esses aspectos o objetivo deste trabalho é a concepção arquitetônica de um pavilhão de aulas sustentável e confortável para todos os usuários. Através da análise do terreno e das variáveis locais foi possível projetar uma edificação que possui espaços para ministração de aulas, estudos e convivência. Todos os ambientes são favoráveis para temperatura, umidade, ventilação, iluminação e acústica, tendo em vista as necessidades específicas de edificações escolares. Além disso permite economia de energia em iluminação e resfriamento ao mesmo tempo que incentiva o aprendizado e utiliza materiais sustentáveis. Desta forma a edificação focada em conforto e sustentabilidade melhora o desempenho dos alunos, gera profissionais mais conscientes e aprimora a imagem sustentável da UFLA, bem como incentiva a aplicação dos mesmos conceitos em próximos projetos no campus.

Abstract: Due to the constant growth in the number of students and employees who use Federal University of Lavras (UFLA)??s campus, the demand for new buildings is also growing. In parallel to this, one of UFLA??s main premises the investment in environmental and sustainability programs, while maintaining a high level of education. In order to unite these aspects, the objective of this work is the architectural design of a sustainable and comfortable class building for all users. Through the analysis of the land and the local variables it was possible to design a building that has spaces for teaching, studying and socializing. All environments are favorable for temperature, humidity, ventilation, lighting and acoustics, taking into account the specific needs of school buildings. In addition, it allows energy saving in lighting and cooling while encouraging learning and using sustainable materials. Therefore, the building focused on comfort and sustainability improves student performance, generates more conscious professionals and enhance UFLA??s sustainable image, as well as encourages the application of the same concepts in future projects on campus.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20202201420843

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47237

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maylla Mattioli Lima e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo