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Título: EFEITO DO USO DE PAVIMENTO ASFÁLTICO E PERMEÁVEL SOBRE ESCOAMENTO SUPERFICIAL GERADO PELAS CHUVAS EM UM LOTEAMENTO NO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ ?? MG

Título alternativo: EFFECT OF ASPHALTIC AND PERMEABLE PAVING USE ON THE RAINFALL RUNOFF AT AN ALLOTMENT IN BAMBUI CITY ?? MG.

Autoria de: Marcella Aparecida Sifuentes Gomes

Orientação de: Michael Silveira Thebaldi

Presidente da banca: Michael Silveira Thebaldi

Primeiro membro da banca: Marina Neves Merlo

Segundo membro da banca: Mateus Alexandre da Silva

Palavras-chaves: Hidráulica Urbana, Hidrologia Urbana, Microdrenagem, Método Racional, Saneamento

Data da defesa: 08/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 22/06/2021

Data da publicação: 22/06/2021

Referência: Gomes, M. A. S. EFEITO DO USO DE PAVIMENTO ASFÁLTICO E PERMEÁVEL SOBRE ESCOAMENTO SUPERFICIAL GERADO PELAS CHUVAS EM UM LOTEAMENTO NO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ ?? MG. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Um dos maiores problemas da urbanização e do seu impacto causado sobre o ciclo hidrológico está relacionado à impermeabilização do solo. Dito isso, têm-se que são relevantes estudos que abordam alternativas de ocupação do espaço físico que busquem amenizar esse impacto. Assim, o presente trabalho avaliou comportamento de dois tipos de pavimentos, sendo eles o asfáltico e o em blocos tipo paralelepípedo, em um loteamento situado no município de Bambuí-MG, a fim de analisar o escoamento superficial direto gerado por cada um e qual o impacto causado no dimensionamento hidrológico e hidráulico na drenagem de águas pluviais em função dos pavimentos escolhidos. O loteamento foi dividido em 136 subáreas, no entanto o estudo foi feito para um trecho específico, para o qual é destinado a maior parte do escoamento superficial direto gerado no loteamento, totalizando 46 áreas. Para a estimativa do escoamento superficial direto utilizou-se do Método Racional, muito comum para cálculos de drenagem urbana, seja a microdrenagem ou a macrodrenagem. A diferença dos pavimentos se dá pelo coeficiente de runoff, que difere para cada tipo de pavimento. Cada subárea foi analisada em função dos diferentes escoamentos gerados e as sarjetas e bocas de lobo dimensionadas para que toda a vazão prevista fosse drenada sem que houvesse problemas de extravasamento. Os resultados mostram a diferença nos cálculos para cada coeficiente de escoamento superficial calculado, no entanto essa diferença não é tão expressiva no dimensionamento. Dessa forma, para que alternativas diferentes do asfalto sejam consideradas, torna-se necessário que sejam estudados pavimentos que apresentem maior taxa de permeabilidade.

Abstract: One of the biggest problems of urbanization and its impact on the hydrological cycle is related to impervious soil. There are relevant studies that address alternatives for the occupation of physical space that seek to mitigate this impact. Thus, this study evaluated the behavior of two types of pavements, asphaltic and in parallelepiped blocks, in an allotment located in Bambuí City, MG, to analyze the direct surface runoff generated by each one and what the impact caused in the hydrological and hydraulic design in the drainage of rainwater depending on the chosen pavements. The allotment was divided into 136 sub-areas, however the study was carried out for a specific stretch, to which most of the direct runoff generated in the allotment is destined, totaling 46 areas. To estimate direct runoff, the Rational Method was used, which is quite common for urban drainage calculations, either micro or macrodrainage. The difference between pavements is given by the runoff coefficient, which differs for each type of pavement. Each sub-area was analyzed as a function of the different flows generated and the gutters and vertical spillways were designed so that the entire predicted flow was drained without overflowing problems. The results show the difference in the calculations for each calculated runoff coefficient however, this difference is not so expressive in the design. Thus, for alternatives other than asphalt to be considered, it is necessary to study pavements with a higher permeability rate.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20202201420885

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47196

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcella Aparecida Sifuentes Gomes e Universidade Federal de Lavras

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