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Título: UTILIZAÇÃO DO NOVO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO NACIONAL - MEDINA PARA AVALIAR A INTERAÇÃO ENTRE AS CAMADAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL A PARTIR DA VARIAÇÃO DO SUBLEITO

Autoria de: Jakyson Oliveira Dias

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Coorientação de: Marina Donato

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Marina Donato

Segundo membro da banca: Keoma Defaveri do Carmo e Silva

Palavras-chaves: DIMENSIONAMENTO, MEDINA, PAVIMENTO FLEXÍVEL, VIDA ÚTIL, DURABILIDADE.

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 21/11/2021

Data da publicação: 21/11/2021

Referência: Dias, J. O. UTILIZAÇÃO DO NOVO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO NACIONAL - MEDINA PARA AVALIAR A INTERAÇÃO ENTRE AS CAMADAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL A PARTIR DA VARIAÇÃO DO SUBLEITO . 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho propõe a elaboração de uma revisão da literatura a respeito do método de dimensionamento de pavimentos flexíveis, bem como aprofundar o conhecimento sobre o novo Método de Dimensionamento Nacional ?? MeDiNa. O principal objetivo desta pesquisa é realizar simulações de dimensionamento dos pavimentos flexíveis utilizando o software MeDiNa, com o intuito de investigar as interações entre as camadas verificando a área trincada do pavimento, espessura da camada, vida útil e uma análise econômica de cada situação. Para alcançar essa finalidade, será utilizado o próprio banco de dados do software para escolha dos materiais, as camadas do pavimento (revestimento asfáltico, base e sub-base) serão mantidas com os mesmos materiais, variando somente o material que compõe o subleito. Nesse sentido, foram utilizados 4 tipos de subleitos, revestimento asfáltico CAP 3045, base com material de solo Brita Graduada Gnaisse C5 e sub-base de solo Argiloso LG??. Para cada subleito foram realizadas simulações de dimensionamento, avaliando a espessura necessária para que o pavimento atingisse uma área trincada de 20, 25, 30, 35 e 40 em um período de projeto de 10 anos. Na sequência, com a espessura já determinada para cada situação, avaliou-se a vida útil do pavimento considerando a percentagem de 30 de área trincada, critério de parada do software. Com isso, foi possível uma análise de custos para as estruturas em estudo, os cálculos foram realizados por quilômetro construído e baseados nos valores da tabela Setop do Estado de Minas Gerais, atualizada em julho de 2021. Por meio dos resultados obtidos, verificou-se que alguns solos performaram melhores que outros, necessitando, para uma mesma percentagem de área trincada e período de projeto, camadas com espessuras menores, o que está diretamente ligada ao custo do pavimento, já que o revestimento asfáltico é o que mais impacta no orçamento. Por fim, conclui-se que subleitos que demandam uma menor espessura de revestimento asfáltica, gera um menor custo do projeto da via, e a partir disso temos que o método utilizado é eficiente para avaliação da vida útil, dimensionamento das espessuras e os devidos custos acarretados, permitindo então, ter informações mais concretas do seu projeto.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20211201710547

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54217

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jakyson Oliveira Dias e Universidade Federal de Lavras

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