SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO EM SALAS DE AULA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Título alternativo: EVALUATION OF THERMAL ENVIRONMENT IN CLASSROOMS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF LAVRAS

Autoria de: Haysa Moreira Franco Rocha

Orientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Coorientação de: Luana Elis de Ramos e Paula

Presidente da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Primeiro membro da banca: Luana Elis de Ramos e Paula

Segundo membro da banca: Pablyne Santana Cristeli

Palavras-chaves: Conforto térmico, Conforto ambiental escolar, NR 15, NR 17, NBR 15575

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 25/11/2021

Data da publicação: 25/11/2021

Referência: Rocha, H. M. F. AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO EM SALAS DE AULA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2021. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A principal função da edificação, sendo esta escolar ou não, é proporcionar aos usuários proteção e conforto para o desenvolvimento de suas atividades. A produtividade e a qualidade do trabalho realizado por uma pessoa estão diretamente relacionadas com as condições do ambiente, e condições térmicas adequadas podem influenciar positivamente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo monitorar as salas de aula do Pavilhão 9 da Universidade Federal de Lavras para avaliar as condições de conforto ambiental destas, verificando quanto ao atendimento da norma NBR 15575 ?? Edificações Habitacionais - Desempenho (ABNT, 2021) e também análise dos limites estabelecidos pela NR 15 ?? Atividades e operações insalubres (BRASIL, 2021) e NR 17 ?? Ergonomia (BRASIL, 2018) voltadas para as condições adequadas de trabalho. Assim, com o auxílio de um medidor de estresse térmico foram coletados dados de temperatura do ar, temperatura de bulbo úmido, temperatura de globo, índice de temperatura de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG), além disso, para a coleta dos dados referente a umidade foi utilizado um termo-higrômetro digital. Com isso, foi realizada uma análise de dados com os valores encontrados para temperatura efetiva, que é determinada utilizando-se de um ábaco que leva em consideração temperatura de bulbo úmido, temperatura de bulbo seco e velocidade do ar. Ademais, também foram analisadas as variáveis de umidade e IBUTG, em que, pelo IBUTG foi verificado o atendimento quando ao valor limite para rotinas de trabalho leve com as mãos estabelecido pela NR 15. As variáveis de temperatura efetiva e umidade foram analisadas segundo os limites estabelecidos pela NR 17. Assim, os resultados encontrados mostram que as salas de aula analisadas atendem normas como a NR 15 e NBR 15575, a NR 17 não foi atendida ao se tratar da temperatura efetiva, apenas quanto à umidade. Desse modo, tais análises atuam como parte de um estudo piloto das edificações da Universidade Federal de Lavras, podendo ser ampliadas, objetivando definir uma ordem de prioridade para os edifícios que necessitarem de ventilação mecânica e climatização.

Abstract: The main function of the building, whether it is school or not, is to provide users with protection and comfort for the development of their activities. The productivity and quality of work performed by a person are directly related to the environmental conditions, and appropriate thermal conditions can have a positive influence. Therefore, this work aims to monitor the classrooms of Pavilion 9 of the Federal University of Lavras to assess their environmental comfort conditions, checking for compliance with standard NBR 15575 - Housing Buildings (ABNT, 2021) and also analysis of the limits established by NR 15 - Unhealthy activities and operations (2021) and NR 17 - Ergonomics (2018) aimed at adequate working conditions. Thus, with the aid of a thermal stress meter, data on air temperature, wet bulb temperature, globe temperature, wet bulb temperature index globe thermometer (IBUTG) were collected, furthermore, with a digital thermo-hygrometer, data on humidity was collected. Thus, a data analysis was performed with the values found for effective temperature, which is determined using an abacus that takes into account wet bulb temperature, dry bulb temperature and air velocity. Furthermore, the variables of humidity and IBUTG were also analyzed, in which, by the IBUTG, compliance with the limit value for light work routines with the hands established by NR 15 was verified. The variables of effective temperature and humidity were analyzed according to the limits established by NR 17. Thus, the results found show that the analyzed classrooms meet standards such as NR 15 and NBR 15575, NR 17 was not met when dealing with the effective temperature, only regarding humidity. Thus, such analyzes act as part of a pilot study of the buildings of the Federal University of Lavras, which can be expanded, aiming to define a priority order for buildings that need mechanical ventilation and air conditioning.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20211201720852

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53906

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Haysa Moreira Franco Rocha e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo