SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: ANÁLISE DOS DESLOCAMENTOS E DAS TENSÕES DURANTE A ETAPA CONSTRUTIVA DE EDIFICAÇÕES COM PAREDES DE CONCRETO

Título alternativo: ANALYSIS OF DISPLACEMENTS AND STRESSES DURING THE CONSTRUCTION STAGE OF BUILDINGS WITH CONCRETE WALLS

Autoria de: Julia Paula de Souza

Orientação de: Igor Jose Mendes Lemes

Presidente da banca: Igor José Mendes Lemes

Primeiro membro da banca: Rafael Cesário Barros

Segundo membro da banca: Pedro Henrique Andrade Lima

Palavras-chaves: parede de concreto, desforma, resistência, deslocamento, tensão de compressão

Data da defesa: 13/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 16/09/2022

Data da publicação: 16/09/2022

Referência: Souza, J. P. d. ANÁLISE DOS DESLOCAMENTOS E DAS TENSÕES DURANTE A ETAPA CONSTRUTIVA DE EDIFICAÇÕES COM PAREDES DE CONCRETO. 2022. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Através do Programa Casa Verde e Amarela, a população brasileira, sobretudo a de baixa renda, obteve acesso mais fácil para conquistar a casa própria. Com isso, as construtoras entraram em uma corrida para lançar e construir novos imóveis para atender o programa nacional de habitação. Assim, foi preciso que elas buscassem inovações e encontrassem um método construtivo mais ágiledinâmico.Umaalternativaparataisnecessidadesfoiométodo construtivo através de paredes de concreto, o qual apresenta maior padronização em seus processos, garantindo maiorprodutividadeeagilidade,fazendocomqueotempodeexecução das obras seja reduzido. Em vista disso, o presente trabalho visa a elaboração de uma modelagem para validar várias idades de desforma da estrutura, em busca de analisar possíveis deslocamentos excessivos e também analisar as máximastensõesdecompressãona estrutura. Com o auxílio de um software que utiliza o método dos elementos finitos foi possível implementar a estrutura com suasespecificidadesemcadaidadededesformaeobter os resultados em uma minuciosa análise. Para demonstrar a aceitabilidade dos resultados obtidos foi possível comparar os deslocamentos encontrados com os deslocamentos-limites com efeitos de análise sensorial determinados em norma. Também foram analisadas as tensões fazendo a comparação com a resistência à compressão nas respectivas idades, calculadas através da curva resistência-idade definida pelo ACI-318. Os resultados demonstraram que a desforma realizada a partir de 12 horas, não causa dano à edificação analisada. As tensões de compressão geradas não extrapolam a tensão limite do material. Além disso, uma vez que as cargas durante a etapa construtiva são baixas, os deslocamentos foram suficientemente pequenos para serem desprezíveis em todas as idades simuladas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20221201720877

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Paula de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo