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Título: AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE SUPERFÍCIE DE UM TRECHO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL PELA DETERMINAÇÃO DO IGG E ANÁLISE DE PATOLOGIAS

Autoria de: Lucas Henrique Vale de Andrade

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Lucas Henrique Pedrozo Abreu

Segundo membro da banca: Diogo Antônio Correia Gomes

Palavras-chaves: Índice de Gravidade, Patologia, Pavimento flexível, Rodovia, Pavimentação

Data da defesa: 28/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/03/2023

Data da publicação: 06/03/2023

Referência: Andrade, L. H. V. d. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE SUPERFÍCIE DE UM TRECHO DE PAVIMENTO FLEXÍVEL PELA DETERMINAÇÃO DO IGG E ANÁLISE DE PATOLOGIAS. 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Desde o plano de expansão rodoviária do ex-presidente Juscelino Kubistcheck, as rodovias se tornaram o principal meio de ligamento entre localidades do país. No entanto, com uma malha viária extensa e de administração complexa, a escassez ou mal uso dos recursos destinados a melhorias e reformulações das mesmas, tem trazido prejuízo e desconforto para os usuários. A má qualidade é um problema recorrente na maioria dos pavimentos de rodovias brasileiras, afetando o fluxo de veículos, o escoamento de bens e o preço dos produtos e serviços que precisam transitar por esses espaços. Este trabalho tem como objetivo a avaliação da superfície de um trecho de pavimento flexível da BR-265, entre os municípios de Lavras e São João del Rei, no estado de Minas Gerais. Esse trecho confere ligação a grandes rodovias brasileiras como a BR-040 e a BR-381, é um acesso a circuitos turísticos, serviços, indústrias e regiões do país, bem como promove o fluxo de minérios e produtos agrícolas. Realizou-se a análise da qualidade através do cálculo de Índice de Gravidade Global (IGG), que verifica as irregularidades e patologias encontradas no pavimento. Através da investigação dos problemas que afetam a via é possível entender a origem de suas deficiências e encontrar soluções para que os danos sejam revertidos. O resultado deste trabalho evidencia a urgência de uma melhor manutenção da via, que em sua presente condição é crítica e precária, trazendo consigo perdas materiais e riscos à vida de quem transita por ela.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20222201710513

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Henrique Vale de Andrade e Universidade Federal de Lavras

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