SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: ANÁLISE DE RUPTURA HIPOTÉTICA PARA BARRAGENS EM CASCATA

Título alternativo: DAM BREAK ANALYSIS FOR CASCADE DAMS

Autoria de: Luís Gustavo Vilela Silva

Orientação de: Eduardo Souza Candido

Coorientação de: Luisa de Moura Leão

Presidente da banca: Eduardo Souza Candido

Primeiro membro da banca: Luisa de Moura Leão

Segundo membro da banca: Fátima Resende Luiz Fia

Palavras-chaves: Dam Break, Ruptura Hipotética, Mancha de Inundação, PAE, ZAS

Data da defesa: 28/10/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 01/11/2022

Data da publicação: 01/11/2022

Referência: Silva, L. G. V. ANÁLISE DE RUPTURA HIPOTÉTICA PARA BARRAGENS EM CASCATA. 2022. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: As barragens sempre tiveram grande importância no desenvolvimento das civilizações. Porém, apesar de toda a sua importância e dos benefícios proporcionados, o rompimento de uma barragem pode gerar consequências catastróficas. A Lei nº 12.334 (2010) criou a Política Nacional de Segurança de Barragens, que estabeleceu normativas para mitigar riscos e nortear a gestão de barragens no Brasil, mas acontecimentos tais como o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana ?? MG (2015), e também da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho ?? MG (2019), fizeram com que as normas relacionadas a essas estruturas fossem repensadas e enrijecidas com a Lei nº 14.066 (2020). De acordo com a legislação, as barragens devem ser cadastradas junto ao SNISB e classificadas quanto ao risco e ao dano potencial associado, devendo, dentre outras medidas, conter um Plano de Ação Emergencial (PAE) em caso de risco alto ou dano potencial médio ou alto. Diante do disposto, objetiva-se elaborar um estudo de Dam Break, o qual é fundamental na elaboração do PAE, para o rompimento hipotético das barragens Condomínio Montante e Condomínio, ambas situadas na Universidade Federal de Lavras, bem como delimitar as Zona de Autossalvamento (ZAS) a partir do mapa de inundação gerado. O hidrograma de ruptura foi criado a partir do software HEC-HMS 4.10, obtendo-se a vazão máxima (ou de pico) de 15,7 m³s para o cenário simulado. A mancha de inundação foi gerada a partir do software HEC-RAS 6.3.1, baseada no modelo digital de elevação Alos Palsar, o qual possui resolução de 12,5 m, e abrangeu uma parte do Condomínio dos Ipês, um trecho da Avenida Luiz Gomide, bem como as residências que ficavam à margem deste trecho. A ZAS foi delimitada de acordo com a Lei nº 23.291, que estabelece a Política Estadual de Segurança de Barragens para Minas Gerais. Concluiu-se que, apesar de não atingir uma grande área, a onda de inundação abrange pontos de infraestrutura, tal como a Avenida Luiz Gomide, e residências familiares, seja no Condomínio dos Ipês ou às margens da Avenida, impactando aproximadamente 50 pessoas, tendo capacidade para danificar veículos e apresentando perigo para crianças e idosos. Concluiu-se também que, devido às limitações que o modelo apresentou e às simplificações que foram realizadas, o mapa de inundação gerado nesse trabalho é de uso estritamente acadêmico e não deve ser utilizado como base da elaboração do PAE para as barragens.

Abstract: Dams have always had great importance in the development of civilizations. However, despite all its importance and the benefits provided, the failure of a dam can have catastrophic consequences. Law No. 12.334 (2010) created the National Policy on Dam Safety, which established regulations to mitigate risks and guide the management of dams in Brazil, but events such as the rupture of the Fundão Dam, in Mariana - MG (2015), and also the Córrego do Feijão B1 Dam, in Brumadinho ?? MG (2019), caused the rules related to these structures to be rethought and strengthened with Law No. 14.066 (2020). According to the legislation, dams must be registered with the SNISB and classified according to risk and associated potential damage, and must, among other measures, contain an Emergency Action Plan (PAE) in case of high risk or medium or high potential damage. In view of the above, the objective is to elaborate a Dam Break analisys, which is fundamental in the elaboration of the PAE for the hypothetical ruptur

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20222201711074

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luís Gustavo Vilela Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo