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Título: ANÁLISE DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL NO BRASIL ATRELADOS AO MOBILITY AS A SERVICE

Título alternativo: ANALYSIS OF SOCIAL AND ENVIRONMENTAL IMPACT BUSINESSES IN BRAZIL RELATED TO MOBILITY AS A SERVICE

Autoria de: Arthur Nascimento Souza

Orientação de: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Coorientação de: Elisa Reis Guimaraes

Presidente da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Primeiro membro da banca: Elisa Guimarães Cozadi

Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges

Palavras-chaves: Negócios, Impacto, Socioambiental, Mobilidade, Desigualdade.

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 10/03/2023

Data da publicação: 10/03/2023

Referência: Souza, A. N. ANÁLISE DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL NO BRASIL ATRELADOS AO MOBILITY AS A SERVICE. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: No Brasil, o direito de ir e vir é assegurado aos cidadãos por meio da Constituição Federal de 1988. Entretanto, a evolução da mobilidade urbana também está relacionada ao aumento dos problemas ambientais e nas desigualdades sociais geradas pelo crescimento da urbanização no país. Com o intuito de reduzir eou solucionar esses problemas, os Negócios de Impacto Socioambiental, na vertente de mobilidade urbana, surgem com o objetivo de elevar o impacto socioambiental, servir à sociedade e melhorar as condições de vida de populações e do meio em que vivem. Além disso, o novo conceito de Mobilidade como um Serviço (MaaS), nasce como uma solução para reduzir os desafios e complexidade dos deslocamentos, ocasionado pelo aumento acelerado populacional nas regiões urbanas do território nacional, sendo o MaaS produtivo, inclusivo, seguro, socialmente justo e verde. Objetivou-se, então, identificar as oportunidades e as ameaças de dois negócios de impacto socioambiental no Brasil que estão gerando transformação da sociedade através do Mobility as a Service. As pesquisas foram de caráter qualitativo e descritivo e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com os fundadores dos negócios selecionados. As entrevistas foram realizadas por videoconferência gravada. A partir da intencionalidade do impacto e do arranjo das soluções, é evidente que mesmo com atuações e atividades distintas, os dois negócios buscam mudar a realidade e transformar o estigma cultural criado ao longo dos anos na mobilidade. Por meio deste estudo, ampliou-se o conhecimento sobre negócios de impacto socioambiental, apresentando uma alternativa como aliada na evolução da mobilidade urbana. Evidenciou-se que a Mobilidade como um Serviço torna-se cada vez mais uma necessidade para o desenvolvimento social e tecnológico das cidades.

Abstract: In Brazil, the right to come and go is guaranteed to citizens through the Federal Constitution of 1988. However, the evolution of urban mobility is also related to the increase in environmental problems and social inequalities generated by the growth of urbanization in the country. In order to reduce andor solve these problems, Socio-environmental Impact Businesses, in terms of urban mobility, arise with the aim of raising the socio-environmental impact, serving society and improving the living conditions of us and the environment in which we live. live. In addition, the new concept of Mobility as a Service (MaaS) is born as a solution to reduce the challenges and complexity of travel, caused by the accelerated increase in population in urban regions of the national territory, with MaaS being productive, inclusive, safe, socially fair and green. Therefore, the objective was to identify the opportunities and threats of two businesses with a socio-environmental impact in Brazil that are transforming society through Mobility as a Service. The surveys were qualitative and descriptive and data collection took place through semi-structured interviews with the founders of the selected businesses. The interviews were conducted by recorded videoconference. From the intentionality of the impact and arrangement of the solutions, it is evident that even with different actions and activities, the two businesses seek to change reality and transform the cultural stigma created over the years in mobility. Through this study, knowledge about businesses with a socio-environmental impact was expanded, presenting an alternative as an ally in the evolution of urban mobility. It became clear that Mobility as a Service is increasingly becoming a necessity for the social and technological development of cities.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20222201720963

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Arthur Nascimento Souza e Universidade Federal de Lavras

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