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Título: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS EMPÍRICO E MECANÍSTICO-EMPÍRICO EMPREGADOS NO BRASIL

Título alternativo: COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN THE EMPIRICAL AND MECHANISTIC- EMPIRICAL PAVEMENT SIZING METHODS USED IN BRAZIL

Autoria de: Tamara Gomes

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Coorientação de: Eduardo Souza Candido

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Eduardo de Souza Cândido

Segundo membro da banca: Keoma Defáveri do Carmo e Silva

Palavras-chaves: dimensionamento de pavimentos, método empírico, método mecanístico- empírico, mecânica dos pavimentos, pavimento flexível

Data da defesa: 28/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/03/2023

Data da publicação: 06/03/2023

Referência: Gomes, T. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS EMPÍRICO E MECANÍSTICO-EMPÍRICO EMPREGADOS NO BRASIL . 2023. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O Brasil possui o transporte rodoviário como o principal meio de escoamento da produção e movimentação da economia. Contudo, os pavimentos brasileiros apresentam más condições de rodagem e uma baixa vida útil, ocasionados principalmente pelo excesso de carga, falta de manutenção e, preocupantemente, pela deficiência na metodologia de dimensionamento. O método de dimensionamento de pavimentos mais usado no país é a metodologia do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), criada na década de 1960 pelo Engenheiro Murillo Lopes de Souza, baseado no método empírico, e possui como principal fundamento de dimensionamento o CBR (California Bearing Ratio). Para sanar a defasagem da metodologia empírica, vêm sendo desenvolvidos os métodos de dimensionamento mecanísticos-empíricos fundamentados na mecânica dos pavimentos, que possuem enfoque nos aspectos estruturais do pavimento. O intuito deste trabalho é apresentar um comparativo entre as metodologias de dimensionamento empírica e a mecanística-empírica, através do dimensionamento de cinco estruturas diferentes pelos métodos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e do MeDiNa (Método de Dimensionamento Nacional). As estruturas foram montadas utilizando os materiais do banco de dados do programa MeDiNa e foi feito o uso da correlação entre o CBR e o módulo de resiliência para encontrar os valores de CBR dos materiais. Desenvolveu-se então o dimensionamento dos pavimentos pelo método do DNIT e pelo do MeDiNa. As estruturas apresentaram grandes diferenças em seus resultados e o dimensionamento pelo DNIT originou pavimentos com camadas de menores espessuras. A discrepância entre os resultados está relacionada com a alteridade das considerações usadas por cada metodologia.

Abstract: Brazil has the road transport as the main means of production flow as way to move the economy. However, Brazilian pavements present poor running conditions and short useful life, mainly caused by excessive load, lack of maintenance, and worryingly, by the deficiency in the dimensioning methodology. The most used pavement design method in the country is the methodology of the defunct National Roads Department (DNER), created in the 1960s by Engineer Murillo Lopes de Souza, based on the empirical method, and has as its main design foundation the CBR (California Bearing Ratio). To remedy the gap in the empirical methodology, mechanistic-empirical design methods based on the mechanics of pavements have been developed, focusing on the structural aspects of the pavement. In this way, this work aims to present a comparison between the empirical and mechanistic-empirical pavement design, through the design of five different structures using the DNIT (National Department of Transport Infrastructure) and MeDiNa (National Dimensioning Method) methods. The structures were assembled using materials from the database of the MeDiNa program and the correlation between the CBR and the resilience modulus was used to find the CBR values of the materials. The design of the pavements was then developed using the DNIT and MeDiNa methods. The structures presented great differences in their results and the design by DNIT originated pavements with thinner layers. The discrepancy between the results is related to the otherness of the considerations used by each methodology.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20222201810800

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tamara Gomes e Universidade Federal de Lavras

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