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Título: ANÁLISE DE ESTRUTURAS DIMENSIONADAS PELO MÉTODO DNERDNIT NO SOFTWARE MEDINA

Autoria de: Lara Marques Elias

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Candido

Segundo membro da banca: Priscilla Abreu Pereira Ribeiro

Palavras-chaves: Pavimentação, método do DNERDNIT, software MeDiNa, pavimento, empírico.

Data da defesa: 20/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 31/07/2023

Data da publicação: 31/07/2023

Referência: Elias, L. M. ANÁLISE DE ESTRUTURAS DIMENSIONADAS PELO MÉTODO DNERDNIT NO SOFTWARE MEDINA. 2023. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre os métodos de dimensionamento de estruturas de pavimentos flexíveis, uma vez que o sistema rodoviário é o mais utilizado no Brasil e suas estruturas apresentaram pioras nos últimos anos em 2022, 66 das rodovias foram classificadas como regular, ruim ou péssima. Vê-se então a necessidade de cada vez mais buscar alternativas para garantir o dimensionamento das suas estruturas de maneira eficaz, garantindo segurança e conforto para os usuários. Atualmente, o Método do DNERDNIT (Departamento Nacional de Estradas de RodagemDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é o mais empregado, ele foi desenvolvido no ano de 1981 e se trata de um método empírico, baseado na experiência e na observação o método utiliza dos valores dos ensaios do CBR (California Bearing Ratio) de cada material da estrutura e do valor do número de repetição de um eixo padrão de 80kN. Foi desenvolvida uma alternativa por especialistas na área de pavimentação que é o Método MeDiNa, um método mecanístico-empírica que envolve o uso de parâmetros como Módulo de Resiliência e deformação permanente para dimensionar as estruturas. No presente trabalho foi realizado o dimensionamento das estruturas pelo Método do DNERDNIT e então, feita uma análise do dimensionamento no Software MeDiNa. Com o intuito de garantir uma maior precisão dos resultados, buscou-se materiais que continham resultados dos ensaios de laboratórios necessários para ambos os métodos, elaborando estruturas com camadas selecionadas. Conforme dimensionamento recomendado pelo DNERDNIT, utilizou-se os resultados previamente conhecidos dos ensaios do CBR de cada solo constituinte das estruturas a fim de encontrar as alturas relativas de cada camada que suportariam o tráfego adotado como referência. Com as estruturas dimensionadas e com os parâmetros necessários, avaliou-se as mesmas no Software MeDiNa para conferir a durabilidade e tendências de patologias. Os resultados demonstraram que, após as análises, as estruturas dimensionadas pelo Método do DNERDNIT não teriam uma vida útil longa e ficariam comprometidas diante dos esforços gerados pelo tráfego de acordo com os parâmetros do Software, além de apresentarem patologias com altos valores de incidência, como Afundamento de Trilha de Roda e Área Trincada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20231201810826

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Marques Elias e Universidade Federal de Lavras

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