SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Civil

Título: ANÁLISE QUALITATIVA DE SUPERFÍCIE DE PAVIMENTO ASFÁLTICO PELA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE GRAVIDADE GLOBAL

Autoria de: Rodrigo Lopes dos Santos

Orientação de: Paulo Roberto Borges

Presidente da banca: Paulo Roberto Borges

Primeiro membro da banca: Victor Buono da Silva Baptista

Segundo membro da banca: Jose Benedito Guimaraes Junior

Palavras-chaves: Índice de Gravidade Global, Patologias, Pavimento flexível, Qualidade, Engenharia Civil

Data da defesa: 13/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 20/12/2023

Data da publicação: 20/12/2023

Referência: Santos, R. L. d. ANÁLISE QUALITATIVA DE SUPERFÍCIE DE PAVIMENTO ASFÁLTICO PELA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE GRAVIDADE GLOBAL. 2023. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Esta pesquisa se refere a análise qualitativa de superfície de pavimento asfáltico pela determinação do índice de gravidade global, sobretudo levando em conta a relevância da pavimentação das rodovias para assegurar qualidade, conforto e segurança aos usuários. A importânciado estudo está pautada na disseminação de informações específicas para aprimorar o conhecimento de engenheiros civis e outros profissionais que atuam diretamente com a pavimentação asfáltica. O objetivo geral do trabalho foi efetivar uma análise visual e funcional do pavimento da rodovia BR-265, especificamente no trecho Fernão Dias considerando a entrada de Lavras-MG a partir da Metodologia do Índice de Gravidade Global (IGG) junto aos seus estudos complementares. O estudo foi constituído por uma pesquisa bibliográfica qualitativa, e houve a complementação com um estudo de caso para avaliar a superfície de pavimentação do trecho supracitado. Os principais resultados destacam que, a pavimentação asfáltica é um elemento muito relevante para os usuários, e o método IGG detém grande importância no que diz respeito à exposição mais clara sobre a qualidade da via juntamente as suas funcionalidades. Conclui-se que, o trecho analisado apresentou o IGG com conceitos ruins e péssimos, demonstrando certa precariedade da via em função de sua usabilidade, de modo que é preciso implementar reparos com urgência para garantir uma boa condição de uso e segurança.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_civil/20232201821088

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rodrigo Lopes dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo