SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Controle e Automação

Título: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE PID DE TEMPERATURA DE UM SECADOR DE CAMADA FIXA

Autoria de: Lucas Resende Montrezor Silva

Orientação de: Diogo Tubertini Maciel

Presidente da banca: Diogo Tubertini Maciel

Primeiro membro da banca: Fábio Domingues de Jesus

Segundo membro da banca: Danilo Barbosa Cardoso

Terceiro membro da banca: -

Quarto membro da banca: -

Palavras-chaves: controle de temperatura, controle PID, instrumentação de secador de camada fixa, sensor de umidade, sensor de massa

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 24/06/2019

Data da publicação: 24/06/2019

Referência: Silva, L. R. M. INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE PID DE TEMPERATURA DE UM SECADOR DE CAMADA FIXA. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho propõe um sistema automatizado desenvolvido para melhorar o controle de temperatura e supervisionar variáveis importantes para o processo de secagem de produtos agrícolas, como a massa, pois sua estabilidade indica o término do processo. O secador, de tamanho laboratorial, utilizada como base para o projeto se encontra no Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, projetada e desenvolvida pelos professores do mesmo departamento. O protótipo realizou a manutenção da temperatura do ar aquecido por meio de um controle PID (Proporcional Integral Derivativo), no qual utilizou o método de sintonia da Curva de Reação de Ziegler-Nichols. O sistema de controle era constituído por um microcontrolador open source que comandava pela saída PWM a potência aplicada na resistência, por meio de um relé de estado sólido. Neste, o circuito de comando era ligado ao microcontrolador e o terminal de carga ligado a uma fase da resistência. A realimentação do sistema era feita por um sensor de temperatura instalado no interior do secador. Outros sensores utilizados acompanharam a temperatura e umidade do ar externo e a massa das sementes que passaram pelo processo de secagem. Todos os valores podem ser acompanhados pelo supervisório desenvolvido. Com a substituição do controle ONOFF, que era utilizado anteriormente, pelo PID o objetivo de reduzir a variação da temperatura foi alcançado. O sistema passou a ter erros em regime permanente menores. Os sensoriamentos de temperatura e de umidade ambiente obtiveram resultados muito bons. Contudo, por causa da pouca sensibilidade das células de carga utilizadas, o acompanhamento da variação de massa dos grãos não apresentou um desempenho satisfatório.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20191201221590

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43908

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Resende Montrezor Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo