SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Controle e Automação

Título: IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES E MÉTRICAS PARA AUMENTO DA DISPONIBILIDADE E CONFIABILIDADE COMO BASE PARA INDÚSTRIA 4.0

Título alternativo: IMPLEMENTATION OF INDICATORS AND METRICS FOR INCREASING AVAILABILITY AND RELIABILITY AS A BASIS FOR INDUSTRY 4.0

Autoria de: Renan Alves de Oliveira Torres

Orientação de: Leonardo Silveira Paiva

Presidente da banca: Leonardo Silveira Paiva

Primeiro membro da banca: Carlos Renato Borges dos Santos

Segundo membro da banca: Filipe Alves Pereira Bento

Palavras-chaves: Manutenibilidade, Disponibilidade, Indústria 4.0, Abate, Frigorífico

Data da defesa: 18/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 19/11/2019

Data da publicação: 19/11/2019

Referência: Torres, R. A. d. O. IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES E MÉTRICAS PARA AUMENTO DA DISPONIBILIDADE E CONFIABILIDADE COMO BASE PARA INDÚSTRIA 4.0. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Com a crescente demanda de exportação de carne bovina, o cenário dos frigoríficos brasileiros tende a ser revolucionado com a adesão de novas tecnologias e métodos de produção. Dessa forma, no contexto de aumento de produtividade e diminuição dos custos a fim de garantir maior competitividade de mercado, é essencial que a indústria evolua de patamar em direção às metodologias da Indústria 4.0. No entanto, devido à grande presença de mão-de-obra humana e pouca automação ainda presente nas atividades de abate animal, além do alto custo de implementação da Indústria 4.0 e suas tecnologias como um todo, essa evolução ocorre de forma mais lenta e cadenciada. Assim, é necessário criar uma base para o desenvolvimento da indústria, através da adoção de indicadores e métricas que traduzam o desempenho dos ativos. Neste trabalho será apresentado a adoção de uma política de estoque de materiais e sobressalentes, além da implementação de evolução de indicadores sobre as condições dos ativos no setor de abate do frigorífico Mataboi Alimentos, em Araguari ?? MG, através de técnicas que melhorem as atividades de manutenção no setor, in loco, bem como no centro de Planejamento e Controle de Manutenção da planta. Será mostrado como a aplicação dos conceitos e indicadores em questão pode melhorar a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, de modo a diminuir as paradas de manutenção no setor de abate e, consequentemente, melhorar a produtividade e reduzir custos.

Abstract: As the beef export??s demand grows, Brazilian slaughterhouses?? scenario tends to be revolutionized by new technologies and production methods implementation. Thus, in the context of productivity enhancing and costs reducing, to ensure greater market competitiveness, it is essential that the industry evolves towards the Industry 4.0 methodologies. However, due to large presence of human labor and low automation levels in the animal slaughtering activities, as well as the high cost of implementing Industry 4.0 and its technologies, this process occurs in a slow pace. Therefore, it is necessary to create a basis for industry development by adopting indicators and metrics that translate assets performances. This paper will present the adoption of material and spare stock policy, as well as the indicators implementation and evolution about assets conditions in the slaughtering sector of Mataboi Alimentos, in Araguari ?? MG, through techniques that improve on site maintenances and also at the Planning and Control Maintenance Center. It will provide the use of concepts and indicators that improve equipment availability and reliability, in order to decrease maintenance downtime in the slaughtering sector and thereby increase productivity and reduce costs.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20192201110786

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44587

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Renan Alves de Oliveira Torres e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo