SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Controle e Automação

Título: ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UMA PREPARAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO 4.0

Título alternativo: EDUCATIONAL ROBOTICS IN THE PROCESS OF TEACHING-LEARNING A PREPARATION FOR EDUCATION 4.0

Autoria de: Laryssa Caputo Silva

Orientação de: Leonardo Silveira Paiva

Presidente da banca: Leonardo Silveira Paiva

Primeiro membro da banca: Ana Flávia Peixoto de Camargos

Segundo membro da banca: Vânia Marins Evangelista

Palavras-chaves: Robótica educacional, Indústria 4.0, Tecnologia, Educação 4.0, Metodologias de ensino

Data da defesa: 21/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/05/2021

Data da publicação: 25/05/2021

Referência: Silva, L. C. ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UMA PREPARAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO 4.0. 2021. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O mundo vive hoje a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, na qual a linguagem computacional, a internet das coisas, a inteligência artificial, os robôs e as diversas outras tecnologias dinamizam os processos nas mais diferentes áreas. A partir daí, pode-se considerar como ponto de partida para esta análise a seguinte pergunta Qual o impacto da tecnologia digital na educação, tendo em vista a formação profissional para a Indústria 4.0? A forma de ensino tradicional ainda adotada, se baseia em um mestre que detém conhecimento e o transmite verbalmente para os alunos, que ficam limitados, de certa maneira, apenas a ouvir e memorizar. Essa forma de educação, não leva em conta a particularidade de desenvolvimento de cada indivíduo e torna o ensino mecânico, ineficiente e desestimulante. Portanto, a introdução de tecnologias no processo de aprendizado, passa a permitir não só uma melhor assimilação de conteúdos da grade curricular, como também desperta a capacidade de solucionar problemas a partir da busca por informações, promove o conhecimento tecnológico, a capacidade de trabalho em grupo, o senso crítico e desenvolve a criatividade. Pensando nisso, cabe a aplicação dos conceitos de Robótica na educação, na qual permite que diversas ????????peças???????? sejam controladas por meio de uma programação lógica, dando ao aluno a possibilidade de imaginar e inventar a partir da criação de seu próprio modelo. Contudo, o presente trabalho visa mostrar o impacto da Robótica na educação, bem como apresentar metodologias, ferramentas e tecnologias para a utilização da robótica em diversos contextos educacionais, enfatizando o ensino de conceitos de Física e Matemática.

Abstract: The world is currently experiencing the Fourth Industrial Revolution, or Industry 4.0, in which computational language, the internet of things, artificial intelligence, robots and several other technologies dynamize the processes in the most different areas. From there, the following question can be considered as a starting point for this analysis What is the impact of digital technology on education, in view of professional training for Industry 4.0? The traditional form of teaching still adopted, is based on a master who holds knowledge and transmits it verbally to students, who are limited, in a way, only to listen and memorize. This form of education does not take into account the particular development of each individual and makes mechanical teaching inefficient and discouraging. Therefore, the introduction of technologies in the learning process, allows not only a better assimilation of contents of the curriculum, but also awakens the ability to solve problems from the search for information, promotes technological knowledge, the ability to work in group, critical sense and develops creativity. With that in mind, it is up to the application of Robotics concepts in education, which allows several ????????pieces???????? to be controlled through a logical program, giving the student the possibility to imagine and invent from the creation of their own model.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20202201510438

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47089

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Laryssa Caputo Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo