SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Controle e Automação

Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO PARA ESTAÇÃO DE TRANTAMENTO DE ÁGUA (ETA)

Título alternativo: FINANCIAL VIABILITY ANALYSIS OF A PHOTOVOLTAIC SYSTEM IMPLEMENTATION FOR A WATER TREATMENT PLANT (WTP)

Autoria de: Luis César Barbosa Freire

Orientação de: Fabio Domingues de Jesus

Presidente da banca: Fabio Domingues de Jesus

Primeiro membro da banca: Danton Diego Ferreira

Segundo membro da banca: Paulo Vitor Grillo de Souza

Palavras-chaves: sistema fotovoltaico, energia elétrica, motobombas, análise financeira, companhias de saneamento

Data da defesa: 30/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 03/12/2021

Data da publicação: 03/12/2021

Referência: Freire, L. C. B. ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO PARA ESTAÇÃO DE TRANTAMENTO DE ÁGUA (ETA). 2021. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Desde a primeira observação de Edmond Becquerel sobre o efeito fotovoltaico e as contribuições de Calvin Fuller, um químico dos Bell Laboratories nos Estados Unidos na era moderna com o desenvolvimento do processo de dopagem do silício, sonha-se cada dia mais com a utilização desta inesgotável fonte de energia postada diariamente nos céus, e consequentemente, um planeta autossuficiente no quesito energético. Não é utopia pensar que esta realidade está cada vez mais próxima, tendo em vista crises energéticas provindas de falta de recursos hídricos e altos impostos ocasionando altos preços da energia convencional produzida atualmente. Nesse contexto, apresentam-se necessidades de gerar energia de fontes renováveis e melhoramento dos processos para que sejam mais eficientes. Desta forma, o presente trabalho faz uma análise para o melhoramento da eficiência energética de uma Unidade Estação de Tratamento de Água (ETA) em que o consumo de energia elétrica das motobombas é elevado representando mais de 95 dos gastos totais, e após essa análise é realizado uma proposta de implementação de um sistema fotovoltaico de forma a diminuir os custos, como também, utilizar uma fonte renovável de energia. Para a fomentar o trabalho, foi necessário, a análise de dados de placa das motobombas da ETA e parâmetros coletados, tais como tensão, corrente e rotação. Com os dados citados, foi realizada uma análise mais pontual do fator de carregamento dos motores e seu rendimento, a fim de verificar se há a necessidade de redimensionamento e calcular seu consumo energético. Com os resultados encontrados nesse procedimento, realizou-se então o dimensionamento otimizado da planta fotovoltaica, com o intuito de gerar energia suficiente para reduzir os gastos gerados pela motobomba, e, também, analisar a viabilidade e retorno financeiro do projeto fotovoltaico. Foram comprovados ao final o grande consumo energético da motobomba em operação, que apresentou um ótimo fator de carregamento de 0,94 e rendimento razoável de 0,86 indicando um bom dimensionamento. Após a análise energética o dimensionamento fotovoltaico resultou em um investimento de R 878.744,58 para implementação de um gerador fotovoltaico de 193,12 kWp, composto por 544 módulos de 355 W e 3 inversores de 50 kW. Além disso, as análises financeiras com os métodos de Payback Simples, VPL e TIR, transpareceram ótimos resultados em relação a TMA de 10 e um retorno financeiro de quase 5 milhões de reais ao longo dos 25 anos de durabilidade dos módulos, provando assim, a grande viabilidade do projeto fotovoltaico para a estação de tratamento de água localizada em São Lourenço, cidade com ótimos indicadores climáticos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20211201410854

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54163

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luis César Barbosa Freire e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo