SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Controle e Automação

Título: ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE FALHAS EM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES DA MANUTENÇÃO

Autoria de: Hérica Marya Rocha Linhares

Orientação de: Leonardo Silveira Paiva

Presidente da banca: Leonardo Silveira Paiva

Primeiro membro da banca: Vinicius Miranda Pacheco

Segundo membro da banca: Franck Morais de Oliveira

Palavras-chaves: Automação, Gestão de Manutenção, Redução de Falhas, Manutenção Preventiva, Melhoria Contínua

Data da defesa: 19/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 22/09/2022

Data da publicação: 22/09/2022

Referência: Linhares, H. M. R. ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE FALHAS EM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES DA MANUTENÇÃO. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho foi elaborado a partir da experiência de vivência de estágio na empresa Ompi do Brasil Indústria e Comércio de Embalagens Farmacêuticas, localizada na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais. A empresa faz parte do grupo italiano Stevanato Group e atua no setor farmacêutico, na produção e comercialização de embalagens primárias de vidro (cartuchos, frascos e ampolas) para medicamentos e cosméticos. As indústrias voltadas para o ramo farmacêutico têm se destacado por serem uma das mais inovadoras dentre os setores produtivos e, principalmente devido à crise de COVID-19 iniciada em 2020, vêm recebendo grandes investimentos em tecnologia e em pesquisa e desenvolvimento, visando aumento da disponibilidade e produtividade das máquinas envolvidas no processo, de forma que possam atender à crescente demanda de mercado. Nesse contexto, este trabalho visa apresentar os principais processos de automação presentes no ciclo produtivo da empresa e os impactos relacionados à quebra e falhas de seus componentes, responsáveis por gerar indisponibilidade de máquina devido às paradas e ao tempo de reparo, além de perdas do material produzido. Para isso, se fez necessário implementar um sistema de gestão de informações da manutenção, que permitiu uma análise mais assertiva das falhas ocorridas e, por meio de indicadores de performance, tornou possível observar o impacto desses eventos no desempenho da produção, com objetivo de desenvolver estratégias de manutenção para redução e prevenção das principais falhas e quebras dos componentes dos sistemas de automação. Por meio da adoção de estratégias de manutenção preventiva e melhoria de processo, foi possível constatar que as ações estabelecidas foram eficazes na redução das falhas tratadas e impactaram positivamente nos principais indicadores de performance de manutenção.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20221201511375

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Hérica Marya Rocha Linhares e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo