SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Controle e Automação

Título: Análise de viabilidade de Kaizen para recuperação de componentes descartados no processo de manufatura no setor de autopeças visando eficiência industrial

Autoria de: Bruna de Paula Faria

Orientação de: Danton Diego Ferreira

Presidente da banca: Danton Diego Ferreira

Primeiro membro da banca: Silvia Costa Ferreira

Segundo membro da banca: Robson Lima

Palavras-chaves: Eficiência, Indústria, Kaizen, Amortecedores, Melhoria

Data da defesa: 30/01/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/02/2023

Data da publicação: 06/02/2023

Referência: Faria, B. d. P. Análise de viabilidade de Kaizen para recuperação de componentes descartados no processo de manufatura no setor de autopeças visando eficiência industrial. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Todos os dias, nas grandes fábricas automobilísticas, são descartados inúmeros componentes que não se enquadram nos padrões de qualidade adotados pelas empresas. Esses itens, além de representar todos os anos vultuosas quantias desperdiçadas, ainda prejudicam a natureza e aumentam o custo final do produto. Os componentes, embora não sirvam como um todo, ainda possuem peças que podem ser reaproveitadas em outros processos da fábrica. Desta forma, esta pesquisa buscou averiguar a viabilidade de implementação de um processo de desmanche em ambiente industrial no setor de autopeças, visando a redução dos custos de produção e consequente redução do preço final, assim como a redução de problemas como a falta de matéria prima no estoque e a produção de resíduos sólidos. A empresa escolhida para a pesquisa foi a multinacional Marelli, líder do mercado no setor de autopeças. Optou-se por sua filial na cidade de Lavras, em Minas Gerais, por sua localização próxima à Universidade Federal de Lavras (UFLA). O projeto foi dividido em duas fases a primeira para verificar a viabilidade do projeto, tendo em vista que haveria custos com maquinário, mão de obra, entre outros e a segunda para a execução do projeto na filial escolhida, caso a primeira fase obtivesse sucesso. Toda a pesquisa ocorreu durante os anos de 2020 e 2021. A viabilidade e exequibilidade foram confirmadas por meio de cálculos de custos e reuniões com a chefia da empresa. Depois de implementado, o projeto obteve um saving maior que o previsto, indicando um balanço positivo para a empresa e sucesso dos objetivos propostos. Por fim, espera-se que esse trabalho inspire e auxilie novas pesquisas, sempre buscando seguir a tendência mundial por maior eficiência e produção sustentável.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20222201520782

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruna de Paula Faria e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo