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Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR BASEADO EM NORMAS TÉCNICAS E SUA INTEGRAÇÃO A UM APLICATIVO DE CONTROLE DE UMA CADEIRA DE RODAS INTELIGENTE

Título alternativo: DEVELOPMENT OF A SIMULATOR BASED ON TECHNICAL STANDARDS AND ITS INTEGRATION TO AN INTELLIGENT WHEELCHAIR CONTROL APPLICATION

Autoria de: Débora do Amaral Goulart e Silva

Orientação de: Danilo Alves de Lima

Presidente da banca: Danilo Alves de Lima

Primeiro membro da banca: Arthur de Miranda Neto

Segundo membro da banca: Leomar Santos Marques

Palavras-chaves: ambiente virtual, smartphone, cadeira de rodas inteligente, reconhecimento de voz, robótica assistiva.

Data da defesa: 24/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 17/03/2023

Data da publicação: 17/03/2023

Referência: Silva, D. d. A. G. e. DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR BASEADO EM NORMAS TÉCNICAS E SUA INTEGRAÇÃO A UM APLICATIVO DE CONTROLE DE UMA CADEIRA DE RODAS INTELIGENTE. 2023. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com os avanços atuais em acessibilidade, observa-se que o segmento de pesquisa relativo à Robótica Assistiva e sua aplicação em cadeiras de rodas tem ganhado evidência. Para uma melhor comunicação com o usuário, esses sistemas robóticos necessitam de interfaces homem-máquina e sistemas de auxílio à navegação. No entanto, sua concepção final, ainda de custo elevado, requer avanços para difundir a utilização em diferentes segmentos da sociedade. Com essa visão, o Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou o desenvolvimento de um protótipo de baixo custo para tornar cadeiras de rodas convencionais em motorizadas e inteligentes. Este trabalho tem como objetivo integrar uma interface projetada com suporte a comandos de voz utilizando um smartphone, a fim de realizar o controle do sistema motorizado com todas as características físicas em Ambiente Virtual (AV). Além disso, ele visa contribuir com investigações no processo de prototipagem desse sistema. Os testes em simuladores funcionam como um processo de treinamento, oferecendo suporte para que o usuário possa se adaptar às novas formas de condução de uma cadeira de rodas e também como uma maneira de avaliar as características funcionais do sistema, definindo uma metodologia de prototipagem rápida. Foram alcançados bons resultados na controlabilidade da cadeira de rodas no simulador pelo aplicativo, uma vez que, em todos os experimentos realizados, o operador concluiu o percurso proposto sem nenhuma colisão e com a correta identificação dos comandos direcionais. Para o futuro, poderão ser aplicadas técnicas de inspeção de usabilidade, incluindo voluntários cadeirantes nas etapas de teste, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de uma solução que possa atender as suas necessidades reais e cotidianas.

Abstract: With the current advances in accessibility, it is observed that the research segment related to Assistive Robotics and its application in wheelchairs has gained evidence. For better communication with the user, these robotic systems need human-machine interfaces and navigation aid systems. However, its final design, still costly and requires advances to spread out its use in different segments of society. With this vision, the Terrestrial Mobility Laboratory (LMT) of the Federal University of Lavras (UFLA) started the development of a low-cost prototype to turn conventional wheelchairs into motorized and intelligent ones. This work aims to integrate an interface designed for voice commands using a smartphone, in order to perform control of the motorized system with all the physical characteristics in Virtual Environment (VA). In addition, it aims to contribute to investigations in the prototyping process of this system. The simulation tests work as a training process, offering support to user adaption to new ways of driving a wheelchair and also for safe evaluation of functional characteristics of the system, defining a fast prototyping approach. Good results were achieved in the controllability of the wheelchair in the simulator by the application, since in all the experiments carried out the operator completed the proposed route without any collision and with the correct identification of the directional commands. In future works, usability inspection techniques may be applied, including volunteers in wheelchairs in the test stages, contributing to the development of a solution that can meet your real and everyday needs.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20222201620723

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Débora do Amaral Goulart e Silva e Universidade Federal de Lavras

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