SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Controle e Automação

Título: A DIGITALIZAÇÃO DO CHÃO DE FÁBRICA E OS SISTEMAS DE MANUFATURA UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DA PIRÂMIDE DE AUTOMAÇÃO EM UM CONTEXTO DE INDÚSTRIA 4.0 E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Autoria de: Moacir Zambalde Prado Neto

Orientação de: Vinicius Miranda Pacheco

Presidente da banca: Vinicius Miranda Pacheco

Primeiro membro da banca: Silvia Costa Ferreira

Segundo membro da banca: Francisco Willian Guimarães Dias

Palavras-chaves: Pirâmide de Automação, ISA-95, Indústria 4.0, RAMI 4.0, Transformação Digital

Data da defesa: 31/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 02/08/2023

Data da publicação: 02/08/2023

Referência: Neto, M. Z. P. A DIGITALIZAÇÃO DO CHÃO DE FÁBRICA E OS SISTEMAS DE MANUFATURA UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DA PIRÂMIDE DE AUTOMAÇÃO EM UM CONTEXTO DE INDÚSTRIA 4.0 E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL . 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A Pirâmide de Automação, definida pela norma ISA-95, também conhecida como International Society of Automation Standard 95, é uma padronização que visa fornecer uma estrutura para a integração dos sistemas de negócios (nível empresarial) e de produção (nível chão de fábrica) em uma empresa industrial. Esta norma desempenhou um papel importante na evolução da automação industrial ao longo das últimas décadas e foi de grande relevância para a fundação e o desenvolvimento da Indústria 4.0. A Indústria 4.0 é uma revolução industrial, atualmente em curso, impulsionada pela digitalização, automação avançada e conectividade em rede. Ela engloba tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT ???????? Internet of Things), inteligência artificial, big data, computação em nuvem e sistemas ciberfísicos. A Indústria 4.0 visa criar fábricas inteligentes, altamente eficientes e flexíveis, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes. Com o surgimento da Indústria 4.0, a Pirâmide de Automação passou por mudanças significativas para atender aos desafios impostos pelas novas tecnologias e paradigmas industriais. Ela recebeu expansões, modificações e redefinições, guiadas pelo conceito de digitalização, virtualização, interconexão e descentralização dos sistemas industriais, para abranger uma gama mais ampla de tecnologias. Ela passou a incluir orientações para a integração com sistemas de IoT, sistemas de gerenciamento de ativos, sistemas de análise de dados, dentre outras tecnologias emergentes, mas, principalmente, a integração do produto final do processo de manufatura. Isso possibilitou uma comunicação mais aberta e multidirecional entre os sistemas de negócios e de produção, permitindo uma visão mais completa e em tempo real das operações da empresa. A evolução da organização da automação baseada na norma ISA-95, já em um contexto de Indústria 4.0, foi marcada por uma transição da automação isolada, das décadas de 80 e 90, para a integração completa entre sistemas de negócios, de produção, do produto e do ambiente externo a empresa, nas primeiras décadas do século XXI, e reflete o esforço contínuo da indústria para se adaptar às mudanças tecnológicas. Essa integração possibilita uma gestão mais eficiente e estruturada da produção, contribuindo para a criação de fábricas inteligentes e altamente adaptáveis.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20231201520759

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Moacir Zambalde Prado Neto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo