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Título: SELEÇÃO E ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO MATERIAL DIDÁTICO

Título alternativo: SELECTION AND ANALYSIS OF THE FEASIBILITY OF USE OF COMPUTATIONAL SIMULATION SOFTWARE AS DIDACTIC MATERIAL

Autoria de: Mayara de Oliveira Santos

Orientação de: Alfredo Rodrigues de Sena Neto

Presidente da banca: Alfredo Rodrigues de Sena Neto

Primeiro membro da banca: Osmar de Sousa Santos

Segundo membro da banca: Leonardo Santana Gallo

Palavras-chaves: Injeção, Simulação Computacional, Software, Engenharia Assistida por Computador, Material didático

Data da defesa: 20/04/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 24/04/2020

Data da publicação: 24/04/2020

Referência: Santos, M. d. O. SELEÇÃO E ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO MATERIAL DIDÁTICO. 2020. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O processo de injeção de materiais poliméricos é o segundo processo produtivo mais utilizado no Brasil. A importância da moldagem por injeção torna essencial a compreensão desse processo que, por muitos anos, era otimizado de maneira empírica pelo método de tentativa e erro. A metodologia de tentativa e erro foi se tornando desinteressante do ponto de vista econômico. Como uma alternativa para essa metodologia, existe uma ferramenta que é conhecida como Engenharia Assistida por Computador (CAE), que fornece grandes contribuições para otimização do processamento. Dada a sua relevância para a engenharia na prática, a utilização de softwares CAE como material didático para o ensino e aprendizagem sobre moldagem por injeção pode ser uma ferramenta de grande importância na formação de engenheiros. Nesse sentido, a avalição qualitativa da aplicabilidade de um software CAE como material de ensino para aprofundar e facilitar o aprendizado sobre o processo de injeção foi o objetivo do presente trabalho. Primeiro foram definidos alguns delineadores para qual software poderia ser testado. Na sequência foram realizados alguns testes, como a análise das possibilidades de importar um design pronto para o software e de desenvolver um projeto próprio para ser simulado, além de discorrer sobre os resultados fornecidos do ponto de vista de engenharia de materiais. Pela avaliação, tem-se que é viável a utilização do CAE como material de ensino. As metodologias testadas foram aprovadas e apresentam resultados funcionais. O software utilizado foi o Moldflow, que apresentou clareza nos resultados e potencial de auxílio na compreensão do conteúdo, além de abrir margem para uma discussão crítica do ponto de vista da engenharia de materiais.

Abstract: The process of injection of polymeric materials is the second most used production process in Brazil. The importance of injection molding makes it essential to understand this process, which for many years was empirically optimized by the trial and error method. The methodology of trial and error was becoming uninteresting from an economic point of view. As an alternative to this methodology, there is a tool that is known as Computer Aided Engineering (CAE), which provides great contributions to processing optimization. Given its relevance to engineering in practice, the use of CAE software as didactic material for teaching and learning about injection molding can be a tool of great importance in the training of engineers. In this sense, the qualitative evaluation of the applicability of a CAE software as teaching material to deepen and facilitate learning about the injection process was the objective of this study. First some eyeliners were defined for which software could be tested. In the sequence some tests were carried out, such as the analysis of the possibilities of importing a design ready for the software and developing a proper project to be simulated, in addition to discussing the results provided from the point of view of materials engineering. From the evaluation, it is feasible to use CAE as teaching material. The methodologies tested were approved and presented functional results. The software used was Moldflow, which presented clarity in the results and potential to help understand the content, besides opening the way for a critical discussion from the point of view of materials engineering.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_materiais/20201201421256

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44827

Curso: G034 - ENGENHARIA DE MATERIAIS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mayara de Oliveira Santos e Universidade Federal de Lavras

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