SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Materiais

Título: Estudo de propriedades físicas e mecânicas de híbrido de polipropileno reciclado em substituição ao compósito de polipropileno virgem

Autoria de: Flavia Aparecida Mariana Medeiros

Orientação de: Camila Silva Brey Gil

Presidente da banca: Camila Silva Brey Gil

Primeiro membro da banca: Alfredo Rodrigues de Sena Neto

Segundo membro da banca: Tatiane Michele Popiolski

Palavras-chaves: Economia Circular, Polipropileno, Pós-Consumo, Compósito, Híbrido

Data da defesa: 18/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 25/11/2021

Data da publicação: 25/11/2023

Referência: Medeiros, F. A. M. Estudo de propriedades físicas e mecânicas de híbrido de polipropileno reciclado em substituição ao compósito de polipropileno virgem. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O uso de resina pós-consumo (PCR) fabricada com insumo reciclado de origem controlada é um diferencial uma vez que sua utilização ajuda a tirar do ambiente o plástico descartado, que ganha uma nova função, sem comprometer a eficiência da peça. Dessa forma, gera-se Economia Circular e ????????vende-se???????? sustentabilidade, algo desejável entre as montadoras. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a substituição de um composto de matriz de polipropileno virgem e talco (PPT), material mais simples que é comercializado com uma margem de lucro pequena, por um composto híbrido de matriz polimérica, mais especificamente polipropileno virgem e polipropileno reciclado obtido de resina pós-consumo, reforçado com baixo teor de fibra de vidro e talco (PPH). Para caracterização, foram realizados ensaios de densidade, tração, flexão, impacto e HDT A e B, todos seguindo norma ISO. Dentre as propriedades caracterizadas, é importante destacar a densidade, onde houve uma redução de aproximadamente 6,8 comparada ao PPT. Tal redução impacta diretamente o custo do produto e faz com que a peça final tenha menor peso, contribuindo para a diminuição da emissão de gás carbônico e consumo de combustível. Uma vez que o material possui alto HDT, conclui-se que este possui temperatura de trabalho elevada possibilitando seu uso em peças de carcaças de sistema de ventilação e carcaças de filtro de ar, aplicações usuais do PPT. Em relação ao desempenho mecânico, o PPH possui rigidez semelhante, resistência ao impacto superior e maiores resistências à tração e flexão comparado ao PPT. Diante do exposto, o composto híbrido atendeu o objetivo de substituição ao produto com talco, uma vez que atingiu performance semelhante ou superior dependendo da propriedade e para a aplicação desejada cumpre aos requisitos e mostra-se viável sustentável e economicamente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_materiais/20211201421193

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G034 - ENGENHARIA DE MATERIAIS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flavia Aparecida Mariana Medeiros e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo