SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Materiais

Título: COMPARAÇÃO DE CERÂMICAS POROSAS PRODUZIDAS PELA QUEIMA DE CASCA DE ARROZ, BORRA DE CAFÉ E SERRAGEM DE MADEIRA COMO AGENTES POROGÊNICOS E ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DESTES MATERIAIS EM FILTROS DE ÁGUA.

Título alternativo: COMPARISON OF POROUS CERAMIC PRODUCTS PRODUCED BY THE SINTERING OF RICE HUDS, COFFEE GROUNDS AND WOOD SAWDRESS AS POROGENIC AGENTS AND THE STUDY OF THE FEASIBILITY OF THE APPLICATION OF THESE MATERIALS IN WATER FILTERS.

Autoria de: Iara Marques de Carvalho

Orientação de: Leonardo Sant Ana Gallo

Presidente da banca: Leonardo Santana Gallo

Primeiro membro da banca: Jéssica de Oliveira Notório Ribeiro

Segundo membro da banca: Jeanini Jiusti

Palavras-chaves: Agentes porogênicos, Cerâmicas porosas, Triaxial cerâmico, Filtros de água, Resíduos orgânicos.

Data da defesa: 22/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 30/04/2022

Data da publicação: 30/04/2024

Referência: Carvalho, I. M. d. COMPARAÇÃO DE CERÂMICAS POROSAS PRODUZIDAS PELA QUEIMA DE CASCA DE ARROZ, BORRA DE CAFÉ E SERRAGEM DE MADEIRA COMO AGENTES POROGÊNICOS E ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DESTES MATERIAIS EM FILTROS DE ÁGUA.. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: As cerâmicas porosas, utilizadas em diversas aplicações, podem ser obtidas por diferentes processos. Um dos primeiros métodos elaborado para se obter estas cerâmicas é o método de incorporação de material orgânico, que é muito empregado ainda nos dias atuais pela sua simplicidade e baixo custo, além de ser um processo que tem como vantagem a reutilização de resíduos que seriam descartados. As propriedades dos materiais relacionadas a obtenção de poros por este método dependerão do tamanho da partícula do agente porogênico utilizado, da maneira na qual o material ficou situado e quantidade de material orgânico adicionado ao corpo cerâmico. O objetivo deste projeto foi compreender como serragem de madeira, casca de arroz e borra de café promovem os poros nas cerâmicas e analisar a viabilidade da aplicação dos materiais obtidos em filtros de água. Foram avaliadas as características quanto aos poros obtidos com o auxílio de microscopia óptica, ensaio de porosidade aparente e ensaio de flexão em três pontos para avaliar a tensão de ruptura e módulo de elasticidade de amostras de material obtido por duas diferentes concentrações de material orgânico incorporado nas amostras, sendo elas 5 e 20 em massa. Os ensaios de porosidade aparente e microscopia óptica mostraram que quanto maior a quantidade de agentes porogênicos adicionados, maior a quantidade de poros nas amostras. O mesmo acontece com o diâmetro médio de poros, sendo que as amostras apresentaram diâmetro médio de uma ordem de grandeza maior do que a cerâmica comercial utilizada como filtro de água. A amostra com menor tamanho de poro foi a que continha 5 de serragem e as amostras com maior tamanho de poro foram as obtidas a partir de borra de café. As amostras que continham 5 de serragem, foram as que apresentaram a menor quantidade de poros superficiais e internos e a menor porosidade aparente, o que revela a presença de poros fechados. As demais amostras apresentaram maior quantidade de porosidade aberta, sendo que as amostras com 20 de serragem de madeira e casca de arroz apresentaram porosidade aberta semelhante à cerâmica comercial. A retração linear diminuiu com o aumento na concentração de agentes porogênicos. As amostras apresentaram uma diminuição no desempenho mecânico com o aumento no teor de porosidade, sendo que as amostras cujo agente porogênico utilizado foi a serragem de madeira, apresentaram melhor desempenho mecânico e as amostras com borra de café apresentaram maior fragilidade quando comparadas às demais. As amostras que apresentaram maior viabilidade para utilização em filtros de água foram as amostras com 20 de casca de arroz e serragem de madeira, devido às suas propriedades de porosidade, que ainda precisam ser otimizadas para gerarem uma maior eficiência na purificação de água.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_materiais/20212201711037

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G034 - ENGENHARIA DE MATERIAIS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Iara Marques de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo