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Título: COMPARAÇÃO ENTRE PELÍCULAS DE POLIVINIL BUTIRAL PROVENIENTES DE PARA-BRISAS AUTOMOTIVOS EM FIM DE VIDA APÓS REMOÇÃO DO VIDRO

Título alternativo: COMPARISON BETWEEN POLYVINYL BUTYRAL FILMS FROM AUTOMOTIVE WINDSHIELDS AT THE END OF LIFE AFTER GLASS REMOVAL

Autoria de: Wiara Aparecida Batista

Orientação de: Jessica de Oliveira Notorio Ribeiro

Presidente da banca: Jéssica de Oliveira Notório Ribeiro

Primeiro membro da banca: Leonardo Sant Ana Gallo

Segundo membro da banca: Alfredo Rodrigues de Sena Neto

Palavras-chaves: Reciclagem, Reutilização, Ácido clorídrico, Separação mecânica, Ataque químico

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 11/03/2023

Data da publicação: 11/03/2023

Referência: Batista, W. A. COMPARAÇÃO ENTRE PELÍCULAS DE POLIVINIL BUTIRAL PROVENIENTES DE PARA-BRISAS AUTOMOTIVOS EM FIM DE VIDA APÓS REMOÇÃO DO VIDRO. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Empresas de reciclagem e a sociedade em geral estão cada vez mais focados na reciclagem e recuperação de materiais de veículos em fim de vida (VFV). No entanto, ela tem sido orientada preferencialmente para materiais como aço e alumínio e não para resíduos menos atraentes, como os para-brisas. A reciclagem de para-brisas possui como fator limitante a dificuldade em separar o vidro da película de polivinil butiral (PVB) sem que ocorra degradação da película e contaminação do vidro em sua composição. Existem poucas pesquisas sendo desenvolvidas com foco na reciclagem do para-brisas, de modo que o objetivo deste estudo foi avaliar películas de PVB proveniente de diferentes para-brisas automotivos em fim de vida, após o processo de separação mecanoquímica, com o intuito de comparar a influência do tratamento em cada um afim de conhecer suas propriedades e facilitar suas reutilizações. A metodologia aplicada, determinada em estudos prévios do autor, foi a separação mecânica aplicada nos para-brisas com auxílio de um martelo, para retirar o vidro do polivinil butiral, seguida por ataque químico com ácido clorídrico 0,05 pv por 1 hora, afim de retirar os vidros remanescentes, lavagem e por fim secagem ao ar das películas durante 7 dias. Foram realizadas análises estatísticas utilizando o software SISVAR coma realização do teste Tukey com significância p0,05. Além disso, foram realizadas caracterizações de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e microscopia óptica. Constatou-se pelas análises realizadas que a eficiência da separação mecanoquímica é influenciada pela variabilidade dos para-brisas. Logo, o ataque químico deve ser ajustado em para-brisas que apresentem maior aderência. Nestes, deve ser aplicado um ataque químico mais agressivo. Outro ponto observado foi que o fato de os para-brisas estarem descartados há muito tempo em contato com gases e o sol contribui para diminuir a conexão entre o vidro e o PVB e reduzir os plastificantes. Constatou-se que pelo aumento na redução percentual de massa e pela quantidade de vidro retirada visualmente, que ao realizar uma separação mecânica mais rápida e potente, as películas se mantiveram mais integras e limpas. Um fator comum foi que a secagem ao ar foi efetiva para todos os experimentos, pois leva a uma menor degradação e minimiza a união entre as películas. Mesmo com as dificuldades encontradas, as películas podem ser utilizadas em aplicações como em suspensões cerâmicas e em blendas. Logo o processo de separação mecanoquímica em para-brisas de VFV é altamente viável para contribuir com a problemática ambiental que existe atualmente, facilitando a reciclagem.

Abstract: Recycling companies and society in general are increasingly focused on recycling and recovering end-of-life vehicle (ELV) materials. However, it has been preferentially oriented towards materials such as steel and aluminum and not towards less attractive residues, such as windshields. Windshield recycling has as a limiting factor the difficulty in separating the glass from the polyvinyl butyral (PVB) film without degradation of the film and contamination of the glass in its composition. There is little research being developed with a focus on windshield recycling, so the objective of this study was to evaluate PVB films from different end-of-life automotive windshields, after the mechanochemical separation process, in order to compare the influence of the treatment on each one in order to know its properties and facilitate its reuse. The applied methodology, determined in previous studies by the author, was the mechanical separation applied to the windshields with the aid of a hammer, to remove the polyvinyl butyral glass, followed by chemical attack with 0.05 pv hydrochloric acid for 1 hour, in order to removing the remaining glass, washing and finally drying the films in air for 7 days. Statistical analyzes were performed using the SISVAR software with the Tukey test with significance p0.05. In addition, Fourier transform infrared spectroscopy (FTIR) and optical microscopy characterizations were performed. It was verified by the analyzes carried out that the efficiency of the mechanochemical separation is influenced by the variability of the windshields. Therefore, the chemical attack must be adjusted on windshields that have greater adherence. In these, a more aggressive chemical attack should be applied. Another point observed was that the fact that windshields have been discarded for a long time in contact with gases and the sun contributes to reducing the connection between the glass and the PVB and reducing plasticizers. It was found that due to the increase in the percentage reduction of mass and the amount of glass removed visually, that by performing a faster and more powerful mechanical separation, the films remained more intact and cleaner. A common factor was that air drying was effective for all experiments, as it leads to less degradation and minimizes the bonding between the films. Even with the difficulties encountered, the films can be used in applications such as ceramic suspensions and blends. Therefore, the mechanochemical separation process in ELV windshields is highly feasible to contribute to the current environmental problem, facilitating recycling.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_materiais/20222201711035

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G034 - ENGENHARIA DE MATERIAIS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Wiara Aparecida Batista e Universidade Federal de Lavras

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