SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Florestal

Título: FLORESTAS MULTIFUNCIONAIS COMO ABORDAGEM PROMISSORA PARA REFLORESTAMENTO EM LARGA ESCALA NO BRASIL

Título alternativo: MULTIFUNCTIONAL FOREST AS A PROMISSING APPROACH FOR LARGE SCALE REFORESTATION IN BRASIL

Autoria de: Raul Reis Assunção

Orientação de: Lucas Amaral de Melo

Coorientação de: Erick Martins Nieri

Presidente da banca: Otávio Camargo Campoe

Primeiro membro da banca: Erick Martins Nieri

Segundo membro da banca: Emily Darc Andrade dos Santos

Terceiro membro da banca: Rodolfo Soares de Almeida

Palavras-chaves: Sistemas silviculturais, sistemas agroflorestais, plantios mistos, restauração florestal, desenvolvimento sustentável.

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 11/07/2019

Data da publicação: 11/07/2019

Referência: Assunção, R. R. FLORESTAS MULTIFUNCIONAIS COMO ABORDAGEM PROMISSORA PARA REFLORESTAMENTO EM LARGA ESCALA NO BRASIL. 2019. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O reflorestamento em áreas de floresta tropical, especialmente no Brasil, vem demonstrando cada vez mais sua importância. Nos últimos cinco anos, o Brasil foi o país que mais perdeu área florestal na América do Sul. Além da perda em área florestal, ainda ocorre a substituição de áreas de florestas nativas por florestas plantadas para atender a demanda industrial de madeira. As florestas plantadas, que apesar de ampliarem o fornecimento de madeira para indústria e fornecem alguns bens, contribuem minimamente para a maioria dos objetivos sociais e ecológicos. A restauração de florestas tropicais tem importância global como estratégia para limitar o aumento da temperatura global, conforme estabelecido no Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, de 2015. É, também uma obrigação nacional, suprir o enorme passivo ambiental previsto pela Lei de Proteção da Vegetação Nativa, por meio do Programa de Regularização Ambiental ?? PRA, sendo, portanto, necessárias práticas silviculturais estratégicas para que o reflorestamento atinja larga escala. O presente trabalho tem por objetivo, expor, por meio de revisão de literatura, a relevância das florestas multifuncionais enquanto abordagem promissora para a efetivação do reflorestamento em larga escala no brasil. A multifuncionalidade florestal é apresentada nesse artigo como um sistema que integra ambos os objetivos, de restauração florestal e de produção madeireira assim como uma forma de sincronizar o conhecimento técnico com articulações políticas capazes de implementar tais objetivos. Apresenta-se, também, os plantios mistos e os sistemas agroflorestais como possíveis soluções para conciliar a produção com a proteção e restauração florestal. Para que o reflorestamento atinja escala suficientemente grande para os anseios políticos e legais do Brasil, medidas devem ser tomadas para que o reflorestamento com espécies nativas em sistemas mistos e agroflorestais sejam vistos como oportunidade de negócio, viável economicamente para grandes e pequenos produtores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20191201110414

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44020

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raul Reis Assunção e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo