SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Florestal

Título: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS POR SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Título alternativo: ASSESSMENT OF ENVIRONMENTAL SERVICES POTENTIALLY PROVIDED BY AGROFORESTRY SYSTEMS

Autoria de: Alissa Albuquerque de Carvalho

Orientação de: Otavio Camargo Campoe

Coorientação de: Joyce Silvestre de Sousa

Presidente da banca: Otávio Camargo Campoe

Primeiro membro da banca: Joyce Silvestre de Sousa

Segundo membro da banca: Luiz Otávio Moras Filho

Terceiro membro da banca: Emily Darc Andrade dos Santos

Palavras-chaves: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Pagamento por Serviço Ambiental, Serviço Ecossistêmico, Valoração ambiental, SAF

Data da defesa: 25/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 11/07/2019

Data da publicação: 11/07/2019

Referência: Carvalho, A. A. d. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS POR SISTEMAS AGROFLORESTAIS . 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Nas últimas décadas, o homem modificou os ecossistemas de maneira muito mais acelerada do que em qualquer outro período da história humana, sendo os efeitos de tais alterações cada vez mais evidentes, sendo as mudanças climáticas um reflexo direto. Neste cenário, entende-se que é um dever dos meios técnicos e científicos ligados à agricultura engajar-se no desafio fundamental desta e das próximas gerações a conciliação do desenvolvimento econômico com a disponibilidade limitada dos recursos biológicos e minerais, assegurando a capacidade suporte do planeta. Neste contexto, questionamos I) por que medir, modelar e avaliar os serviços ecossistêmicos? II) Os sistemas agroflorestais são potenciais ofertantes de serviços ecossistêmicos? III) Os proprietários rurais que implementam sistemas agroflorestais podem se tornar efetivos recebedores de incentivos econômicos como o pagamento por serviço ambiental? IV) Existem ferramentas que podem auxiliar neste processo? O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e documental. Quantificar, avaliar e mapear os serviços ecossistêmicos confirmaram ser etapas importantes como forma de justificar a relevância das práticas de conservação, angariando reconhecimento dos benefícios gerados por aqueles que conservam. Diante do entendimento da conservação como elemento indispensável à viabilidade dos sistemas produtivos, os serviços ambientais ofertados pelos sistemas agroflorestais começam a receber mais atenção e reconhecimento devido ao papel que cumprem na regulação climática, no enriquecimento do solo, na conservação da biodiversidade, na melhoria da qualidade da água e do ar, dentre outros benefícios que fluem para a sociedade como um todo. O uso do pagamento por serviço ambiental, um instrumento econômico de gestão ambiental destinado à remuneração de atividades que geram serviços ecossistêmicos, demonstra ser um método adequado para estimular e apoiar a difusão dos Sistemas Agroflorestais. Neste contexto, o inVEST, destaca-se como uma ferramenta acessível que pode auxiliar no processo de modelagem, quantificação e valoração dos serviços ecossistêmicos e capaz de, juntamente com o instrumento econômico de pagamento por serviço ambiental, previsto em Lei desde 2012, incentivar proprietários ou empresas a se engajarem em práticas conservacionistas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20191201210523

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43627

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alissa Albuquerque de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo