SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Florestal

Título: ESTUDO DA OCUPAÇÃO DE APP E PROPOSTAS DE USO SUSTENTÁVEL NAS ÁREAS DE USO ANTRÓPICO CONSOLIDADAS NO MUNICÍPIO DE AIURUOCA-MG

Autoria de: Tâmara Caroline Jeronimo

Orientação de: Fausto Weimar Acerbi Junior

Coorientação de: Soraya Alvarenga Botelho

Presidente da banca: Soraya Alvarenga Botelho

Primeiro membro da banca: Anny Francielly Ataide Gonçalves

Segundo membro da banca: Michele Aparecida Pereira da Silva

Palavras-chaves: Legislação Ambiental, Área de Preservação Permanente, Geoprocessamento, SIG, Pequeno agricultor

Data da defesa: 18/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 11/07/2019

Data da publicação: 11/07/2019

Referência: Jeronimo, T. C. ESTUDO DA OCUPAÇÃO DE APP E PROPOSTAS DE USO SUSTENTÁVEL NAS ÁREAS DE USO ANTRÓPICO CONSOLIDADAS NO MUNICÍPIO DE AIURUOCA-MG. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: As Áreas de Preservação Permanente (APP) foram estabelecidas por lei para a preservação de rios, lagos e nascentes. Essa lei tem como propósito diminuir os impactos do homem sobre a natureza, estabelecer normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente, como também, as áreas de Reserva Legal a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, além de prever instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Em pequenas propriedades rurais, o cumprimento da norma legal é consideravelmente difícil pois os produtores apresentam pouco recurso financeiro para a execução do reflorestamento das APP. Esse trabalho foi realizado com o intuito de quantificar as APP dos pequenos agricultores, de propriedades menores que um módulo fiscal no município de Aiuruoca, que foi escolhida por apresentar muita área de pecuária e muito pouca área florestada, como também, apresentar os métodos mais conservacionistas de uso da terra, que possibilitam diversificar a renda, respeitando a legislação ambiental. Sugere-se o uso de um sistema silvipastoril nas áreas de APP com uso consolidado como forma de proteger os cursos d??águas, além de ser mais uma forma de renda para os produtores rurais. Realizou-se um mapeamento utilizando ferramentas de geoprocessamento, como o Sensoriamento Remoto e o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Observou-se que em Aiuruoca predominam as pequenas propriedades, com até um módulo fiscal, apresentando 56,7 da área do município. A classe predominante do uso do solo nas APP das propriedades de até um módulo fiscal é a pastagem, com 37,47. Considerando que estes proprietários poderão recuperar somente uma faixa de 5m na APP e manter o uso de atividades agrosilvipastoris no restante da área consolidada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20191201220794

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44049

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tâmara Caroline Jeronimo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo