SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Florestal

Título: CAVACO CARBONIZADO DE CANDEIA COMO COMPONENTE DE SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Eremanthus erythropappus E Acrocarpus fraxinifolius

Autoria de: Diogo dos Santos Bastos

Orientação de: Lucas Amaral de Melo

Coorientação de: Bruna Cristina Almeida

Presidente da banca: Lucas Amaral de Melo

Primeiro membro da banca: Bruna Cristina Almeida

Segundo membro da banca: Marileydy Martínez Hernández

Palavras-chaves: Candeia, substratos, resíduos florestais, fibra de coco, cedro indiano

Data da defesa: 03/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 30/08/2020

Data da publicação: 30/08/2020

Referência: Bastos, D. d. S. CAVACO CARBONIZADO DE CANDEIA COMO COMPONENTE DE SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Eremanthus erythropappus E Acrocarpus fraxinifolius. 2020. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Tendo em vista a importância do reaproveitamento e destinação adequada de resíduos florestais, este trabalho teve como objetivo principal avaliar o uso do cavaco carbonizado de candeia em diferentes formulações de substrato para produção de mudas de Eremanthus erythropappus e Acrocarpus fraxinifolius. Para tanto, foram instalados dois experimentos em delineamento em blocos casualizados (DBC), independente para cada espécie, constituídos por cinco tratamentos, com cinco repetições de dezoito mudas por parcela. Os tratamentos foram formulados utilizando fibra de coco, cavaco carbonizado de candeia (esses variando nas proporções 0, 30, 60 e 90) e vermiculita 10. Adicionalmente, foi usado um substrato comercial para produção de mudas florestais. Aos 60, 90 e 120 dias, foram avaliadas as seguintes características altura da parte aérea (H), diâmetro de coleto (DC) e relação entre altura da parte aérea e diâmetro de coleto (HDC). Aos 120 dias também foram avaliados o percentual de sobrevivência, o peso seco da parte aérea (PSPA) e radicular (PSR), o peso seco total (PST) e o índice de qualidade de Dickson (IQD). Após a avaliação das características morfológicas supracitadas, verificou-se que os tratamentos não apresentaram diferença significativa entre si para ambas as espécies, proporcionando resultados semelhantes para todas as características avaliadas. O cavaco carbonizado de candeia mostrou-se tecnicamente um bom substituto para a fibra de coco na composição de substratos para as condições testadas, sendo uma alternativa de redução de custos relacionados à produção de mudas para as espécies estudadas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20201201310533

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44995

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Diogo dos Santos Bastos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo